Há 200 anos, Princesa Leopoldina abria caminho para Independência

Publicado em 02/09/2022 - 09:00 Por Bianca Paira - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Enquanto o marido Dom Pedro I viajava a São Paulo, Dona Leopoldina, que estava grávida, ficou na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, e deu um grande passo para a Independência do Brasil. Nomeada como princesa regente, convocou uma reunião extraordinária do Conselho de Estado em 2 de setembro de 1822. No encontro, os conselheiros decidiram que o país não deveria mais ser submetido à coroa portuguesa.

A princesa assinou a ata da reunião. Seguindo a orientação do decreto de regência, de que “as medidas urgentes e salvação do estado” deveriam passar pela aprovação de Dom Pedro, Dona Leopoldina escreveu uma carta ao marido em que dizia: “O Conselho de Estado aconselha-vos para ficar. Meu coração de mulher e de esposa prevê desgraças, se partirmos agora para Lisboa. O Brasil será em vossas mãos um grande país. O Brasil vos quer para seu monarca.” 

A princesa alertava para a urgência do rompimento e dizia ainda: “O pomo está maduro. Colhei-o já, senão apodrece.” Dona Leopoldina também disse a Dom Pedro I para seguir o conselho do ministro José Bonifácio. Os dois compartilhavam da mesma posição sobre a ruptura com Portugal.

Aquelas palavras impulsionaram o Grito do Ipiranga. Diante da situação delicada do país, Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil em 7 de setembro.

A imagem de mulher traída e descuidada para os padrões de beleza da Corte sempre recebeu mais destaque do que o perfil da princesa influente e culta que participou da articulação da Independência e da construção do Império brasileiro. De acordo com a historiadora Mary del Priore, “nas ausências de Dom Pedro, Leopoldina soube conduzir, com firmeza, os destinos do país.”

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo