Para marcar o Dia da Árvore, que é comemorado nesta quarta-feira, 21 de setembro, o Jardim Botânico do Rio lança a Trilha das Árvores Gigantes, que destaca as dez maiores árvores da coleção viva do arboreto.
A maior delas, um exemplar de mogno africano, tem mais de 49 metros de altura, o equivalente a um prédio de 16 andares, aproximadamente.
A pesquisadora e uma das condutoras da trilha, Camila Oliveira, destaca que, ao percorrer o trajeto, o visitante vai ter contato com os maiores vegetais do Jardim Botânico do Rio.
A pesquisadora explicou que as árvores gigantes desempenham um papel ecológico importante nas florestas. Os imensos galhos servem para a sobrevivência de várias espécies de plantas e animais e também como abrigos e suporte para ninhos.
No Brasil, recentemente, foram descobertas árvores com 88 metros de altura e 9 metros de diâmetro, com, provavelmente, mais de 400 anos,. As espécies estão na Amazônia, entre Amapá e Pará.
Para fazer a trilha das árvores gigantes o Jardim Botânico do Rio é preciso agendar, já que as visitas são guiadas por pesquisadores. Os telefones são (21) 3874 1808 ou (21) 3874 1214.