Embora parece algo comum e totalmente inofensivo usar o celular no trânsito pode ser uma combinação mortal. No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito, chegando a gerar 150 mortes por dia, 54 mil por ano.
Segundo o especialista em trânsito, tenente-coronel da Polícia Militar, Luigi Souza, embora o consumo de álcool e o excesso de velocidade sejam as principais causas de acidentes mortais na estrada. O uso controlado do celular no trânsito vem ganhando novos adeptos, como é o caso dos motociclistas.
De acordo com estudos da Abramet, digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 km por hora equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100m. Uma preocupação que repercutiu na legislação brasileira de trânsito. O especialista alerta que os cuidados devem ser adotados não só pelos condutores, mas também pelos pedestres.
O tenente-coronel Luigi Souza lembra, ainda, que falar ao celular no viva-voz em casos de extrema necessidade não configura infração, mas mesmo assim não é recomendado por ser nocivo à segurança do trânsito.
![Emanuel Cavalcante/Divulgação Embrapa Amapá Agricultores familiares fazem colheita manual de feijão-caupi](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 12/02/2025 - A deputada federal Benedita da Silva, fala no painel Encontro de Prefeitas, Vice-prefeitas e Gestoras Municipais durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Freepick Violência contra a mulher, criança e adolescente. Violência doméstica. Foto: Freepick](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 11/02/2024 - Desfile da escola de samba Beija-Flor, do Grupo Especial do carnaval carioca, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ALE CABRAL/CPB Aline Rocha durante prova de esqui cross-country nos Jogos Paralímpicos de Inverno 2022](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)