Juízas afegãs ameaçadas pelo Talibã fundam instituto em Brasília

Publicado em 23/11/2022 - 12:20 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Pouco mais de 1 ano depois de saírem fugidas de seu país de origem, o Afeganistão, as 7 juízas perseguidas pelo Talibã, estão em Brasília. Todas conseguiram ser acolhidas pelo governo brasileiro, em uma operação que envolveu também a Associação Internacional de Juízas Mulheres e a AMB - Associação dos Magistrados do Brasil. 

Essas mulheres se juntaram e, com apoio de um escritório de advogados de Brasília, fundaram o Instituto She, onde atuam na área do direito. Farah é uma dessas juízas e pediu para ter o nome mudado por questões de segurança. Ela tem 34 anos e 3 filhos, que estão estudando em uma escola bilíngue aqui na capital federal. A afegã conta que tem muita gratidão pelo Brasil e que, apesar das dificuldades com o idioma e com a adaptação a costumes tão diferentes, ela está feliz.

E é justamente esse o objetivo do Instituto She: trazer dignidade aos refugiados, valorizando sua formação profissional e auxiliando a adaptação de forma duradoura. Roberta Abdanur, diretora do She, conta que 100 milhões de pessoas tiveram que se descolar de seus países de origem por conta de guerras, conflitos ou catástrofes naturais. Roberta destaca que não basta apenas trazer esses imigrantes para o Brasil, é preciso também fazer ações inclusivas para eles resgatem a motivação de viver.

E o Brasil tem uma política muito voltada ao acolhimento de imigrantes. Renata Gil, presidente da AMB, destaca ações com os venezuelanos, sírios, haitianos e, recentemente, afegãos. Ela conta que trazer essas juízas para o Brasil é um dos movimentos do país que sempre foi reconhecido por essa política. Renata explica, ainda, que essas ações estimulam outras nações a fazerem o mesmo.

E para terminar, Farah agradece, na sua língua mãe - Dari - ao governo e ao povo brasileiros pela acolhida.

Muitas juízas que vieram no ano passado já conseguiram trazer parte de suas famílias, como pais e irmãos. A ideia é ampliar o Instituto She para conseguirem, cada vez mais, acolher outros imigrantes.

 

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo