Segurados do INSS em reabilitação profissional serão reavaliados

Os convocados são aqueles sem perícia médica há mais de 1 ano

Publicado em 04/11/2022 - 12:02 Por Beatriz Albuquerque - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quem recebe auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez e faz parte do programa de reabilitação profissional do INSS vai passar por reavaliação. Essa é uma medida que o instituto faz de maneira corriqueira, mas que estava suspensa por conta da pandemia.

A ideia é verificar se esses segurados ainda têm direito ao benefício, como explica Kesia Miriam Santos de Araújo, da Coordenação de Serviços Previdenciários do INSS.

Devem ser convocados os segurados que não passaram por perícia médica há mais de 365 dias.

Dos cerca de 150 mil beneficiários que fazem a reabilitação, o órgão prevê a convocação de 45 mil, número que corresponde aos que estão com a Data de Comprovação de Incapacidade vencida há mais de um ano.

O prazo para a revisão de todos esses benefícios é de 180 dias. Portanto, os segurados podem ser convocados a partir deste mês até abril de 2023.

Vale lembrar que os segurados que precisarem passar por essa revisão receberão a convocação do INSS por carta, e-mail ou ligação. Então, é preciso estar com os dados atualizados no sistema, mas não é necessário agendar esse atendimento, porque quem fará esse processo é o próprio INSS.

A reabilitação profissional é um serviço da Previdência Social oferecido aos segurados que ficaram incapacitados para o trabalho por motivo de doença, acidente ou deficiência. É oferecida a eles a oportunidade de passar por uma reeducação ou readaptação profissional, para que possam retornar ao mercado de trabalho.

Edição: Leila Santos/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo