A lista de municípios em situação de emergência por causa das chuvas em Minas Gerais foi acrescida de três novas cidades nesta quinta-feira (1).
São João do Paraíso, na porção norte do estado; Cajuri, na zona da mata; e Uberaba, no triângulo mineiro, foram os últimos oficialmente incluídos, segundo a Defesa Civil do estado.
Ao todo, 142 municípios decretaram a condição desde o dia 21 de setembro deste ano, dentro do período chuvoso 2022/2023.
Novas mortes não foram registradas, segundo boletim divulgado nesta quinta, que totaliza dois óbitos relacionados às precipitações. Já o número de desabrigados no estado em decorrência das chuvas passou de 933 para 956, e os desalojados aumentaram de 3.248 para 3.506.
Nesta quarta-feira, a Defesa Civil Estadual registrou novas ocorrências. Em Jordânia, no Vale do Jequitinhonha, 16 pessoas ficaram desabrigadas e 204 desalojadas até o momento. Duas comunidades ficaram isoladas e três ilhadas devido a danos em pontes e estradas vicinais.
Em Itabirito, na região central mineira, chuvas de 55 milímetros provocaram o transbordamento do córrego Carioca, e ainda não há registros de desabrigados ou desalojados.
Já em Alto Rio Doce, na zona da mata, uma cabeça d'água - ou seja, um aumento repentino do volume e força de um rio - atingiu a comunidade de Cajanga e provocou queda de barrancos, afetando uma residência.