A Polícia Rodoviária Federal multou 1.541 motoristas e prendeu 95 condutores flagrados dirigindo depois de ingerir bebida alcoólica. Isso ocorreu durante a Operação Natal, que começou na última quinta-feira e terminou nesse domingo.
A infração mais comum ao volante foi a ultrapassagem nos trechos onde a manobra é proibida. Mais de 3.800 motoristas foram autuados nos quatro dias de operação. Outros 2.900 foram flagrados sem cinto de segurança. E em 659 veículos que trafegavam nas estradas federais de todo o país, havia criança com até 10 anos de idade sendo transportada fora da cadeirinha ou no banco da frente.
A PRF não divulgou os números de acidentes, nem de pessoas mortas ou feridas em ocorrências de trânsito. Mas informou que as mortes caíram 38% em relação ao Natal do ano passado. Já o número de feridos reduziu 82% e os acidentes graves caíram 65%.
Os policiais rodoviários federais recuperaram 80 veículos e apreenderam 403 quilos de maconha, 350 quilos de cocaína e 53 mil maços de cigarro. A apreensão de armas de fogo foi 71% maior que no Natal de 2021 e a quantidade de munições irregulares retiradas de circulação aumentou 545%.