Araraquara, cidade do interior de São Paulo, está em situação de emergência. Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional reconhecendo a medida foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.
A cidade foi atingida nos últimos dias por um volume de chuva nunca visto. Foram mais de 200 milímetros no dia 28 de dezembro do ano passado, chovendo num único dia mais que todo o mês de dezembro de 2021, quando foram registrados 153 mm de precipitação.
Nove vias da cidade estão interditadas devido a deslizamentos. Os bombeiros seguem na busca por 5 pessoas. Elas estavam em um carro que caiu no córrego da cidade, no último dia 28.
O prefeito de Araraquara, Edinho Silva falou que pelos cálculos preliminares a cidade vai precisar de no mínimo R$ 50 milhões para recuperar as áreas atingidas.
Os ministros das Cidades, Jader Filho e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estiveram nessa quinta-feira visitando os locais atingidos. Segundo Waldez Góes é preciso pensar em mudanças climáticas para prevenir futuros desastres.
Para os próximos dias, a chuva continua. O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) emitiu alerta aos moradores da região serrana do Rio de Janeiro, da Zona da Mata mineira, das regiões metropolitanas de Belo Horizonte e do Espirito Santo sobre a possibilidade de chuvas fortes e formação de enxurradas e deslizamentos de terra.
Lembrando que o cidadão pode receber alertas sobre desastres naturais na sua região enviando um SMS para o número 40199 indicando o CEP da residência.