Nesta segunda feira (2), o presidente Lula tem uma série de reuniões bilaterais. Entre eles estão com o rei da Espanha, Filipe VI; e os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, do Equador, Guillermo Lasso, do Chile, Gabriel Boric, de Angola, João Lourenço, e do Timor Leste, José Ramos-Horta.
Marcelo Rebelo, presidente de Portugal, também tem um encontro marcado com o presidente brasileiro ao meio-dia. Rebelo afirmou que Lula deve visitar o país lusitano até março deste ano e ressaltou a importância do presidente brasileiro na agenda internacional.
Essas reuniões foram agendadas após 20 chefes de Estado virem à Brasília para participar da cerimônia oficial de posse do presidente - número recorde de participações até hoje. Além disso, mais de 120 países enviaram representantes.
No último evento da cerimônia de posse - um coquetel no palácio do Itamaraty -, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 21h, acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva. Lá, ele se reuniu com diversas autoridades, como o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.
O vice-presidente Geraldo Alckmin e a segunda-dama, Lu Alckmin, também participaram do evento.
Entre os organismos internacionais, ainda participaram da cerimônia de posse representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Associação Latino-Americana de Integração, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.