Paulo Pimenta quer que a EBC seja referência em comunicação pública
Em visita aos estúdios da Rádio Nacional da Amazônia, nesta sexta-feira, o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, informou que pretende fortalecer a EBC - Empresa Brasil de Comunicação.
Segundo Paulo Pimenta, o objetivo é tornar a empresa uma referência em comunicação pública.
O ministro argumentou que quis participar da programação da Rádio Nacional da Amazônia por considerar que o veículo tem papel fundamental ao levar informações a áreas remotas da região amazônica. Inaugurada há 44 anos, a emissora transmite, em ondas curtas, a programação das Rádios EBC à mais da metade do território nacional, podendo atingir 60 milhões de brasileiros.
O chefe da Secom informou ainda que deve iniciar a transição na direção da empresa a partir da próxima semana e que o ministério vai promover um debate junto à sociedade e aos trabalhadores da empresa para discutir o papel da comunicação pública no país.
Criada em 2007, a Empresa Brasil de Comunicação surgiu a partir de propostas do 1º Fórum Nacional de TVs Públicas, realizado também em 2007, em Brasília.
A EBC foi criada para cumprir o artigo 223 da Constituição, que exige que a comunicação no Brasil seja realizada, de forma complementar, por mídias privadas, públicas e estatais.
Desde 2016, a Empresa sofreu alterações na estrutura, como o fim do mandato para o presidente da estatal, e o fim do Conselho Curador, instância de participação social criada para evitar ingerência indevida do governo ou do mercado na programação.
Em 2019, a TV Brasil se fundiu com a NBR, que era a emissora dedicada exclusivamente a divulgar as ações do governo federal.