PGR aciona STF sobre novas manifestações para esta quarta

Publicado em 11/01/2023 - 10:14 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal que as autoridades dos Estados reforcem a segurança nas capitais e principais cidades nesta quarta-feira por causa de uma nova convocação para manifestações golpistas. O Ministério Público Federal foi informado do caso por meio do canal de denúncias sobre os atos de vandalismo do último domingo (8).

No comunicado, o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos pede que os eventos sejam monitorados, participantes identificados e presos em flagrante caso ocorra algum crime. E, que o Ministério da Justiça e Segurança Pública solicite aos órgãos de inteligência e da Polícia Federal acompanhamento os atos e promovam investigações. Além de reforçar a segurança com a Força Nacional.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, prorrogou o uso da Força Nacional na segurança da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, de até 19 de janeiro. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta.

A Advocacia-Geral da União também informou ao STF sobre a convocação para manifestações golpistas nesta quarta. No texto, Jorge Messias, advogado-geral, pede medidas para evitar o bloqueio de rodovias e a invasão de prédios públicos. Além disso, quer que o Telegram bloqueie contas de usuários e grupos relacionados às ações antidemocráticas.

Segundo a AGU, as convocações para o ato ocorrem em mídias sociais, em especial no Telegram. A imagem de divulgação contém o texto “megamanifestação nacional pela retomada do poder”.

A Advocacia-Geral aponta ainda que o país está na “iminência” de uma “grave situação”, logo após os acontecimentos do último domingo, dia 8. Os apoiadores golpistas de Jair Bolsonaro invadiram as sedes dos Poderes da República e fizeram vandalismo contra o patrimônio público e agrediram jornalistas.

A AGU quer que seja prontamente rechaçada toda e qualquer tentativa de bloqueio de vias urbanas ou rodovias e de invasão a prédios públicos no Brasil; também que os veículos utilizados nos atos sejam identificados e as pessoas que desobedecerem a decisão sejam presas em flagrante.

 

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: primeira apresentação da Plastic Ono Band

A banda fez a sua primeira apresentação no festival Toronto Rock and Roll Revival, no Canadá, em 13 de setembro de 1969.

Baixar arquivo
Justiça

O que precisamos - Crianças Sabidas aborda propostas para os pequenos

O podcast Crianças Sabidas - Eleições 2024 ativou a curiosidade dos pequenos, o assunto considerado um pouco chato por alguns foi se mostrando interessante. A curiosidade e a vontade de saber mais ampliou o projeto que agora conta com dois episódios bônus.

Baixar arquivo
Economia

Inflação cai para todas as classes de renda no mês de agosto

Famílias com renda muito baixa tiveram a menor inflação acumulada no período, de 3,72%, enquanto a faixa de renda alta, registrou a maior taxa para esse indicador, de 4,97%.

Baixar arquivo
Cultura

Manto Tupinambá retorna da Dinamarca para Museu Nacional do Rio

Durante a celebração da recepção do manto, líderes do povo Tupinambá cobraram do governo federal agilidade nos processos de demarcação de terras indígenas. 

Baixar arquivo
Cultura

Leci Brandão completa 80 anos

Entre shows, entrevistas, gravações de estúdio, a sambista ainda tem fôlego para tocar o quarto mandato consecutivo como deputada estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Baixar arquivo
Justiça

TSE cria observatório para garantir direitos políticos da mulher

O órgão vai centralizar o recebimento de denúncias e refletir sobre as violências que as mulheres sofrem para o exercício dos direitos políticos.

Baixar arquivo