O município do Rio de Janeiro ganhou o segundo Centro Especializado de Atendimento à Mulher e o Núcleo Especializado de Atendimento Psicoterapêutico Tia Gaúcha, em Santa Cruz.
Pela primeira vez, a Zona Oeste recebe um serviço exclusivo para mulheres em situação de violência, que vai funcionar na Policlínica Lincoln de Freitas Filho. O local oferece atendimento psicossocial, assistencial, orientação jurídica e acompanhamento psicoterapêutico.
As mulheres também vão poder solicitar os auxílios financeiros disponibilizados pelo município, como o Move-Mulher, cartão para pagamento de passagens de ônibus, e o Cartão Mulher Carioca, benefício para compras no valor de R$ 500 por mês.
Como tradição, a Secretaria da Mulher batiza seus equipamentos com o nome de mulheres que foram destaque em suas regiões na cidade. Tia Gaúcha foi uma emblemática liderança do movimento de mulheres da Zona Oeste.
O primeiro centro especializado em violência contra a mulher da Prefeitura do Rio foi o CEAM Chiquinha Gonzaga, localizado no Centro. Além desses dois equipamentos, a administração municipal também abriu no último ano três núcleos especializados no enfrentamento às agressões contra as mulheres. Esses núcleos ficam nas Casas da Mulher Carioca, em Madureira, Realengo e Padre Miguel.