Em 2022, 3.052 pessoas foram assassinadas no estado do Rio de Janeiro. O número representa uma queda de 6% em relação ao ano anterior, ou seja, menos 201 homicídios dolosos, aqueles em que há a intenção de matar. É o menor valor desde 1991, quando começou a série histórica da pesquisa do ISP (Instituto de Segurança Pública do estado).
O balanço dos crimes ocorridos em 2022 em todo o estado mostra que houve queda também em outros indicadores na comparação com 2021.
O latrocínio, que é o roubo seguido de morte, caiu 43% e a letalidade violenta, que inclui roubo seguido de morte, homicídio doloso, morte por intervenção de agente do estado e lesão corporal seguida de morte, teve uma redução de 6%.
De acordo com o ISP, os valores destes indicadores são os menores para o acumulado do ano dos últimos 31 anos.
Em 2022, 1.327 pessoas morreram em confronto ou em ações policiais. O número, segundo o Instituto de Segurança, representa uma queda de 2% em relação a 2021 e é o menor para o acumulado nos últimos dois anos.
Para a diretora-presidente do Instituto, Marcela Ortiz, vale destacar, ainda, a queda dos roubos de rua, que impactam diretamente a sensação de segurança da população.
No ano passado, foram 62.120 casos registrados de roubo a pedestres, de aparelho celular e roubo em ônibus. Apesar do número alto, segundo o ISP, foi o menor nos últimos 10 anos. Na comparação com 2021, o indicador registrou queda de 7%.
Na produtividade policial, as apreensões de fuzis e prisões em flagrante também apresentaram resultados positivos. De janeiro a dezembro, 457 fuzis foram retirados das ruas (cerca de um por dia). E 34.232 pessoas foram presas em flagrante pelas polícias em 2022.
Os roubos de carga caíram 6% em relação a 2021. Já o número de veículos roubados aumentou 4% em relação ao ano anterior.