Assembleia Legislativa pede intervenção no sistema das barcas no RJ

Publicado em 17/02/2023 - 16:11 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro solicitaram ao Ministério Público do estado a intervenção no sistema das barcas para que a responsável – a concessionária CCR, seja impedida de continuar administrando a operação.

O contrato de concessão entre a empresa e o Governo chegou ao fim no último sábado, mas a CCR continua operando, por conta de um acordo firmado com o Estado para seguir prestando o serviço por mais 1 ano, que pode ser prorrogado por igual período.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aquaviário da Alerj, Flávio Serafini, explica o que a comissão tem feito para evitar a suspensão do serviço.

Segundo Serafini, a população corre risco de ficar com o serviço suspenso e aponta uma alternativa para que isso não ocorra.

No começo do mês, o Ministério Público requereu à Justiça que o Estado do Rio comprovasse adoção de medidas para assumir o serviço público de transporte aquaviário a partir do dia 12 de fevereiro, o que não aconteceu até agora.

Devido a isso, foi feito pedido de intervenção judicial na administração das barcas, com a nomeação de administrador judicial para exercer a sua presidência. O MPRJ requer, ainda, o bloqueio das contas da CCR Barcas, a fim de garantir recursos ao administrador judicial para a continuidade regular do serviço público.

O MPRJ também destaca que o Estado não adotou as medidas necessárias para assumir o trabalho, nem concedeu um novo prestador para assegurar a continuidade.

Em nota, a CCR Barcas informou que continuará prestando o serviço pelo período que o caixa da concessionária suportar.

Já o governo do estado disse que assinou na última semana o acordo de continuidade da operação com a CCR Barcas. Com isso, o governo se compromete a concluir o novo processo licitatório em até 24 meses.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo