Governo prevê mais seis operações de desintrusão em terras indígenas

Desintrusão é a retirada de quem não é originário da área demarcada

Publicado em 21/03/2023 - 09:33 Por Ana Lúcia Caldas* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais seis operações de desintrusão em terras indígenas devem ser realizadas ao longo do ano pelo governo federal, assim que terminar a retirada de garimpeiros no território Yanomami. A informação foi dada nessa segunda-feira (20), pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

"Encerrada a Operação Yanomami, nós vamos dar continuidade às operações de desintrusão. Nós temos, em face da ADPF 709, do Supremo Tribunal Federal, mais seis desintrusões a realizar ainda neste ano. A nossa previsão é que, concluída (a Operação) Yanomami, nós vamos já, imediatamente, ato contínuo, dar seguimento a estas desintrusões em outros territórios".

Desintrusão é o nome dado à retirada de quem não é originário da área legalmente demarcada como indígena.

Essas seis áreas indígenas também estão localizadas em estados da Amazônia Legal. São elas, Karipuna e Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia; Kayapó, Mundurucu e Trincheira Bacajá, no Pará; e Arariboia, no Maranhão.

Ao fazer um balanço do trabalho realizado na terra Yanomami, Flávio Dino destacou que as forças de segurança já destruíram 70 balsas e 140 aeronaves, embarcações e motores. Além disso, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e bloqueados R$ 68 milhões, além de abertos 49 procedimentos administrativos e feitas 20 prisões em flagrante e duas preventivas.

O ministro lembrou que, no dia 6 de abril, vai ser feita a retomada do controle do espaço aéreo sobre o território. Aliás, ainda em abril, a operação no território Yanomami deverá estar concluída. Mas, a Força Nacional de Segurança deve permanecer na região ao longo dos próximos meses.

 

 

*com informações da Agência Brasil

Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes

Últimas notícias
Internacional

Família palestina-brasileira tenta resgatar prisioneiro de Israel

Islam Hamed, o palestino-brasileiro, foi preso a primeira vez quando tinha 16 anos, acusado de ter atirado pedras em soldados israelenses. Hoje está com 38 anos.

Baixar arquivo
Justiça

Violência processsual contra jornalistas tenta silenciar profissionais

Em novembro, o juiz Rudson Marcos, de Santa Catarina, condenou a jornalista Schirlei Alves por difamação. O crime? Ter revelado as humilhações sofridas pela jovem Mariana Ferrer por parte do advogado de defesa do empresário André Aranha, acusado de estupro.

Baixar arquivo
Saúde

Hospital em Alagoas é habilitado para transplante de coração pelo SUS

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, agora está habilitado para realizar transplante de coração e de rim pelo Sistema Único de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Quase 200 mil brasileiros vivem com HIV e não fazem tratamento

As informações fazem parte de boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde, na véspera do Dia Mundial de Luta Contra Aids.

Baixar arquivo
Geral

Dia da Consciência Negra será feriado nacional

O projeto que cria o novo feriado já tinha sido aprovado pelo Senado e, agora, para entrar em vigor precisa ser sancionado pelo presidente Lula. Quando isso acontecer, a data já entra no calendário oficial do país.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Número de resgatados de trabalho análogo à escravidão é recorde

Um total de 2.847 trabalhadores foram resgatados entre janeiro e novembro deste ano de trabalho análogo à escravidão no Brasil. O número parcial de 2023 já é o maior em resgates dos últimos 14 anos.

Baixar arquivo