Massacre na escola Raul Brasil, em Suzano, completa quatro anos
Nesta semana faz quatro anos do massacre na escola Raul Brasil, em Suzano, um crime que resultou na morte de sete pessoas. Os autores, que eram ex-alunos da instituição de ensino, se suicidaram após o crime. As pessoas que forneceram as armas de fogo aos criminosos chegaram a ser condenadas e cumpriram penas de quatro anos convertidos em prestação de serviços à comunidade.
O que se sabe através das investigações é que os autores do crime eram ativos em fóruns da internet, onde predominam os discursos de ódio misóginos, supremacismo branco, bullying e nazismo e, infelizmente, esses discursos continuam reverberando entre a juventude atualmente. Muitos jovens, principalmente os homens, frustrados por diversas razões, são cooptados para esses grupos violentos em fóruns da web.
De acordo com o psicanalista Christian Dunker, muitos deles veem na violência um meio de ligação com a ideia do homem viril e másculo.
A professora da Universidade Federal do Ceará e ativista feminista, Lola Aronovich, é uma das vítimas de ameaças e difamação desses grupos e estuda profundamente o assunto há mais de 12 anos. Ela detalhou como funciona a cooptação desses jovens para os atos mais violentos nesses grupos das redes sociais.
Um relatório com diagnóstico desse tipo de violência nas escolas e possíveis soluções foi elaborado na transição do governo Lula em dezembro de 2022, intitulado “O extremismo de direita entre adolescentes e jovens no Brasil: ataques às escolas e alternativas para a ação governamental“.
De acordo com o documento, no Brasil, desde a primeira década dos anos 2000, ocorreram 16 ataques em escolas, dos quais quatro aconteceram no segundo semestre do ano passado, com 35 vítimas fatais e 72 feridos.
Esses números demonstram que é um problema que deve ser reconhecido pelo poder público, conforme destacou um dos coordenadores do relatório, o professor da Faculdade de Educação da USP, Daniel Cara.
Daniel Cara disse que o relatório propõe a adoção de algumas medidas urgentes e que, inclusive, deram resultados em países escandinavos, como por exemplo, a identificação e o isolamento dos estudantes que foram cooptados por grupos neonazistas.
Outra ideia compartilhada entre Daniel Cara e Lola Aronovich é a de trazer a discussão sobre o discurso do ódio para dentro do espaço escolar. Lola explicou a importância disso.
Em fevereiro deste ano, o governo federal criou um Grupo de Trabalho para discutir justamente formas de combater os discursos de ódio com representantes da sociedade civil. O psicanalista Christian Dunker e a professora Lola Aronovich fazem parte desse grupo. O GT terá 180 dias, com possibilidade de prorrogação, para produzir um relatório com diagnóstico e propostas.
*Com produção de Dayana Victor e sonoplastia de José Maria Pardal.