Doação de perucas e kits para crianças e mulheres, e corte gratuito de cabelos para quem doar os fios. Essas são algumas das ações do Cabelegria, projeto itinerante que vai estar em diversos pontos da cidade de São Paulo, durante este mês de março.
O serviço vai chegar à população pelo Banco de Perucas Móvel, um caminhão adaptado, com prateleiras de perucas, espelho e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, onde as interessadas podem experimentar as perucas até encontrar a mais adequada.
No Banco de Perucas Móvel serão oferecidos, também, cortes de cabelo de graça para quem quiser doar os fios. Também serão ofertados kits de maquiagem para crianças e mulheres com o diagnóstico de doença que cause perda de cabelos.
Há 9 anos, a Cabelegria confecciona e distribui gratuitamente perucas para crianças e mulheres diagnosticadas com doenças que causam queda de cabelos em todo o Brasil. Nesse período, a organização entregou mais de 12 mil perucas, comenta o diretor administrativo, Wagner Fernandes.
Quem tiver interesse em receber uma peruca deve comparecer em qualquer ação do banco de perucas móvel e apresentar laudo médico, RG e CPF. Pacientes oncológicos devem apresentar também o comprovante de quimioterapia. A partir daí, vai ser feito um cadastro para liberar a doação, e o atendimento vai acontecer por ordem de chegada.
Para quem está longe da capital paulista, a peruca é enviada por SEDEX, também sem custos.
Quem quiser saber mais sobre o projeto, é só clicar em cabelegria.org .