STF concede liberdade para mais 130 presos por atos golpistas

Publicado em 13/03/2023 - 11:11 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, concedeu liberdade provisória a mais 130 presos pelos atos golpistas do 8 de janeiro. O entendimento é o de que eles já foram denunciados. Ou seja, não representam risco ao processo ou à sociedade e, por isso, podem responder em liberdade.

Mas para isso terão de usar tornozeleira eletrônica, se apresentar ao juiz semanalmente, além de estarem proibidos de deixar o país, inclusive terão de entregar o passaporte. Também estão proibidos de usar redes sociais e de se comunicar com outros envolvidos. O ministro determinou ainda a suspensão do porte de arma de fogo e de certificados CAC, que é o registro de colecionador, atirador e caçador.

Dos mais de 1.400 presos desde janeiro, mais de mil já foram soltos. Permanecem ainda na prisão 392 pessoas, sendo 310 homens e 82 mulheres. Novecentas e dezenove pessoas foram denunciadas por incitação pública ao crime e associação criminosa. Desse total, 219 vão responder por golpe de estado, abolição violenta do estado de direito e dano qualificado.

Edição: Leila Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Dia Nacional da Adoção: Brasil tem 3.800 crianças a espera de um lar

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam desequilíbrio entre pessoas que querem adotar e as crianças e jovens que sonham em ser adotados.

Baixar arquivo
Educação

Educação cibernética: especialista defende que escolas tratem do tema

A Educação cibernética para os cidadãos é fundamental para ajudar a enfrentar os crescentes ataques hackers no país, segundo o diretor de Cibersegurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Emilio Nakamura.

Baixar arquivo
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo
Justiça

STF julga recurso sobre intervenção federal na segurança pública do RJ

O recurso do Ministério Público Federal pede a condenação da União e do estado do Rio de Janeiro por omissão durante a intervenção federal na segurança pública na Baixada Fluminense, em 2018. 

Baixar arquivo
Geral

Central vai distribuir alimentos para cozinhas solidárias no RS

A ideia é que a central funcione como uma mini-seasa das cozinhas solidárias, identificando a necessidade de cada cozinha para, assim, fazer uma distribuição mais racional.

Baixar arquivo
Geral

População de baixa renda foi a mais atingida pelas enchentes no RS

Pesquisador do Observatório das Metrópoles critica o plano da prefeitura de Porto Alegre para permitir mais construções próximas do Lago Guaíba e em áreas que estão alagadas.

Baixar arquivo