Número de cidades em situação de emergência no Maranhão sobe para 70

Publicado em 15/04/2023 - 16:41 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Subiu para 70 o número de cidades maranhenses em situação de  emergência por causa das fortes chuvas. Segundo o governo do Maranhão, são mais de 40.600 famílias afetadas, a grande maioria pelas cheias dos rios que cortam os municípios do estado. Quase 8.400 famílias estão desabrigadas ou desalojadas. Seis mortes foram confirmadas até o momento. As chuvas não param desde março.

Até essa sexta-feira, a União reconheceu a situação de emergência ou calamidade pública em 54 municípios, o que agiliza o repasse de recursos federais. Ações emergenciais de apoio estão chegando tanto dos gestores públicos, quanto de ONG’s e iniciativa privada. 

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou que, desde o início do ano, R$ 16,7 milhões foram repassados às cidades atingidas. 

Já a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social destacou que, entre outras ações, cerca de 200 mil quentinhas do Programa de Restaurantes Populares já foram distribuídas. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros continuam apoiando as vítimas.

Representantes do comércio, da indústria e da agricultura maranhenses iniciaram, na capital, São Luís, a campanha “SOS Enchentes, Empresas Solidárias" para arrecadar cestas básicas, ítens de higiene e água potável. As doações podem ser entregues no prédio do Multicenter Sebrae, também em São Luís. 

Doações em dinheiro, roupas e alimentos podem ser feitas pelo site de Ong’s parcerias das prefeituras, como a Caritas Maranhão e a Cruz Vermelha.

E de acordo com o Governo do Estado, ainda deve chover muito neste mês de abril, principalmente na área norte e na região conhecida como baixada maranhense. Por isso, ainda pode haver agravamento das cheias por causa do aumento, acima do normal, do nível dos rios e lagos.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo