SATED-SP é multado por divulgar valores do piso salarial de dubladores

Publicado em 13/04/2023 - 16:13 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversão de São Paulo (SATED-SP) foi multado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em mais de R$ 1,7 milhão. Tudo porque descumpriu medida preventiva que proibia a publicação de valores do piso salarial dos dubladores.

O processo foi movido pelo Sindicato da Indústria do Audiovisual de São Paulo (Siaesp), alegando que a divulgação da tabela salarial desses profissionais feria a livre concorrência. Além disso, nos autos do processo, a defesa do Siaesp anexou print das redes sociais de um dublador que se negava a trabalhar em um estúdio que não cumpria o acordo coletivo. O sindicato alegou também que ele, junto com outros colegas, coagiriam profissionais a não trabalharem em determinados estúdios.

O SATED, por sua vez, apresentou sua defesa no Cade alegando que negociar junto à entidade patronal um piso salarial da categoria faz parte de suas atribuições, e que a convenção coletiva de trabalho é acordada com os sindicatos patronais ano a ano, há mais de 50 anos. O presidente do sindicato, Dorberto Carvalho falou que vai recorrer da decisão. Disse também que a estratégia do sindicato patronal de levar a questão ao Cade e não à Justiça do Trabalho foi para retaliar os trabalhadores organizados. 

"Eles sabem que o mercado assina acordos coletivos. Individualmente, as empresas assinam acordo coletivo. Agora, é o seguinte: como que foi recepcionado no Cade um processo desse, que é um processo de relações trabalhistas? Foi recepcionado pelo Cade, que é um órgão ligado ao Ministério da Justiça".

O Cade já abriu processo contra diversas entidades de classe e sindicatos pelo tabelamento de remunerações, entre elas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por fixar honorários mínimos advocatícios. Este processo ainda não tem data de julgamento.

Procurado, o Siaesp não retornou até o fechamento dessa reportagem.

 

 

Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes

Últimas notícias
Cultura

Começa a Mostra de Cinemas Africanos

As exibições serão em São Paulo e Salvador. Curtas e longas metragens de 14 países africanos contam sobre o trauma, o luto da violência colonial e o direito à restituição histórica.

Baixar arquivo
Política

Deputados aprovam processo que pode cassar mandato de Glauber Braga

O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril passado, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro.

Baixar arquivo
Política

CCJ adia discussão da anistia de golpistas para depois das eleições

A proposta prevê anistia para as pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, incluindo aqueles que financiaram e apoiaram os atos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil estuda o retorno do horário de verão

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin, concordou que o horário de verão é uma das alternativas, mas é preciso também economizar na conta de luz.

Baixar arquivo
Política

Dino determina que CGU amplie levantamento sobre orçamento secreto

Ministro quer que a pesquisa sobre os municípios que mais se beneficiaram englobe, pelo menos, seis municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O levantamento sobre a Região Norte já foi entregue à corte. Flávio Dino deu um prazo de 60 dias para a CGU concluir o trabalho.

Baixar arquivo
Geral

RS: auxílio reconstrução atendeu cerca de 370 mil famílias

Governo divulgou balanço das ações de reconstrução do estado, depois das enchentes de maio. Segundo o ministro, Paulo Pimenta, as medidas fizeram a economia do estado reagir antes das previsões com crescimento nos empregos, na indústria e no comércio.

Baixar arquivo