Em apenas um semestre, foram apreendidos mais fuzis do que em 2022

Publicado em 09/05/2023 - 17:32 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais uma vez, o ministro da Justiça, Flávio Dino, esteve no Congresso.

Dessa vez, no Senado, na Comissão de Segurança Pública. Ele foi chamado para falar da política de armas. E trouxe um balanço. Disse que foram recadastradas mais armas do que as originalmente cadastradas, mas que, com relação às de uso restrito, mais de seis mil delas não foram recadastradas. 

O ministro afirmou que a tendência é que haja mais operações de apreensão de armas ilegais, a exemplo da que houve na semana passada. E trouxe um comparativo. Por exemplo, no ano passado, foram apreendidos 12 fuzis. Este ano, só nesses primeiros cinco meses, foram 114. 

E, claro, como não poderia deixar de ser, cada vez que Dino vai ao Congresso, os ânimos entre os parlamentares, muitas vezes, ficam acirrados. O senador Marcos do Val chegou a insinuar que o ministro tinha conhecimento da atuação dos golpistas no 8 de janeiro. Ao que Flávio Dino ironizou.

Numa referência ao fato do senador se autointitular ex-instrutor da Swat, a unidade especial de polícia dos Estados Unidos. 

Já ao ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, Dino lançou uma alfinetada: disse que nunca teve uma sentença anulada quando era juiz, nem fez conluio com o Ministério Público, lembrando o fato de o STF ter anulado as condenações que o ex-ministro aplicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato. Ao que Moro acusou o ministro de o tratar “com deboche”. Na tréplica Dino rebateu, nas palavras dele: vim ao Senado para ser respeitado e não para ter a palavra cerceada. 

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo