Escolhido para substituir as aeronaves da Força Aérea Brasileira, o caça Gripen F-39, da empresa sueca Saab, vai começar a ser produzido no Brasil.
A linha de produção do Gripen na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto, São Paulo, foi inaugurada nesta terça-feira (9) pelo presidente Lula. O ato é resultado de um acordo de mais de US$ 5 bilhões com a Suécia, feito em 2014, para aquisição de 36 caças, incluindo a transferência de tecnologia para a produção nacional.
O ministro da Defesa José Mucio, também presente no evento, destacou que a parceria fortalece a indústria nacional e o desenvolvimento tecnológico do país.
Ao todo, oito caças terão a produção iniciada na Suécia e concluída no Brasil e 15 serão totalmente fabricados aqui no país por engenheiros e técnicos brasileiros que passaram por treinamento no país europeu.
Segundo o presidente da Embraer, Bosco da Costa Júnior, além de uma evolução nos meios de defesa aéreo, a produção da aeronave pelo Brasil também representa a geração de emprego e renda.
Projetado para ser uma aeronave leve e ágil, o Gripen F-39 é um caça de última geração que consegue alcançar velocidade de 2.400 km por hora e pode ultrapassar 15 mil metros de altitude.