A Polícia Federal realiza operação no Amapá após investigação sobre crimes eleitorais que teriam sido praticados nas eleições de 2022.
A ação deflagrada na manhã desta terça-feira cumpre 16 mandados de busca e apreensão nos municípios amapaenses de Macapá, Santana e Laranjal do Jari.
Na investigação, a Polícia Federal identificou fortes indícios de esquema de transporte irregular de eleitores e violação de sigilo do voto, relacionados a dois candidatos: um ao cargo de deputado estadual e outro a deputado federal, nas eleições de 2022.
A ação desta terça-feira é um desdobramento da Operação Maquilagem, deflagrada em outubro do ano passado, em Macapá. Na época, a investigação apurou um esquema de compra de votos e de captação de pessoas para candidaturas femininas fraudulentas, sob o oferecimento de vantagem indevida com recursos do fundo partidário. Tal pratica era uma tentativa de burlar à exigência de percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas.
Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, transporte irregular de eleitores e violação do sigilo do voto. Em caso de condenação, poderão cumprir pena de até 16 anos de reclusão e pagamento de multa.