IBGE divulga primeiros dados do Censo 2022 na quarta-feira
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa a divulgar nesta semana os dados do Censo 2022. Na quarta-feira (28) serão apresentados os Resultados de População e Domicílios. Com isso, será possível saber quantos somos e o número total de domicílios.
A previsão era encerrar a Pesquisa ainda em 2022, mas ocorreram diversos adiamentos por problemas como falta de verba no governo anterior, insegurança em algumas regiões que deveriam ser pesquisadas, falta de recenseadores e recusa de muitas pessoas em responder às perguntas.
Para reverter a situação, o Ministério do Planejamento e o IBGE realizaram mutirões principalmente nos locais em que a pesquisa não estava avançando. A operação abrangeu favelas, condomínios de luxo e brasileiros na Terra Indígena Yanomami, que nunca tinham sido recenseados.
No caso das favelas, muitos moradores não queriam abrir a porta para as equipes do Censo porque tinham recebido notícias falsas de que teriam benefícios sociais cancelados. Outro problema era a falta de endereços nas comunidades.
Em alguns condomínios de luxo, a recusa vinha de síndicos, sendo necessários trabalhos de sensibilização com porteiros e moradores.
O mutirão também foi essencial para atualizar a população indígena no Brasil, estimada em mais de 1,6 milhão de pessoas, segundo balanço parcial apresentado em abril.
O Censo é como uma fotografia do país. A partir dos resultados é possível traçar políticas públicas, com ações que beneficiam a todos.
*Com informações da Agência Brasil
![Ricardo Stuckert/PR Rio de Janeiro (RJ), 12/09/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de celebração do retorno do Manto Tupinambá ao Brasil, no Museu Nacional. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reservados Tempestade, chuvas em São paulo, Raios, Vista geral da queda de raios sobre São Paulo e parte da cidade de São Bernardo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arquivo/EBC como vídeos e comentários postados na internet podem influenciar os interesses e comportamentos individuais](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Edifício-Sede do Banco Central em Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lyon Santos/ MDS Erilene (27 anos), Mauro (05 anos) Elias (06 meses) - Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família.
Fotos: Lyon Santos/ MDS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Conselho Federal de Farmácia/Divulgação Brasília (DF) 02/02/2024 - O Ministério da Saúde define a febre do Oropouche como doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, identificado pela primeira vez no Brasil, em 1960, a partir da amostra de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da rodovia Belém-Brasília.
Foto: Conselho Federal de Farmácia/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)