Projeto oferece treinamento de turismo para comunidades regionais

Publicado em 19/07/2023 - 17:05 Por Gabriel Corrêa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA

Treinamento e apoio das comunidades indígenas e quilombolas que queiram melhorar as atividades turísticas, sem deixar de preservar e divulgar as tradições desses territórios. Para isso, está acontecendo, nesta semana, uma série de visitas de campo promovidas pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal Fluminense.

Técnicos participantes do projeto Experiências do Brasil Original estarão, nesta primeira etapa, em quatro comunidades: as indígenas Raposa I, em Roraima; e a Borari, próxima de Santarém, no Pará. E nas comunidades quilombolas: Terra Quilombola África, também no Pará; e Quilombo Povoado Moinho, no município de Alto Paraíso, em Goiás.

As comunidades foram convidadas a participar do projeto e aceitaram o convite. A intenção é qualificar o turismo nas comunidades que já desenvolvem essa atividade. Segundo Manoela Valduga, pesquisadora que participa do projeto, já existem modelos semelhantes, em outras regiões, voltados para o turismo nacional e internacional.

O projeto Experiências do Brasil Original tem como referência experiências anteriores ligadas à Agricultura Familiar. Agora, a ideia é criar novos conhecimentos que transformem a visão do turista para valorização desses locais. Após treinamento e capacitação, uma etapa final deve dar apoio à divulgação e participação em feiras, por exemplo.

A pesquisadora Manoela Valduga explicou que, ao final do processo, as comunidades terão maior controle do fluxo turístico, sem impactos negativos.

Se o projeto der certo, a experiência pode ser replicada em outras comunidades, por associações locais ou algum outro órgão que queira repetir o aprendizado.

Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo