logo Radioagência Nacional
Geral

RJ vai cancelar subsídio de ônibus flagrados em má conservação

Baixar
Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional
04/07/2023 - 19:24
Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio publicou, nesta terça-feira (4), decreto que cancela o pagamento de subsídio para ônibus flagrados em mau estado de conservação. A penalidade poderá ser aplicada em caso de problemas nos dispositivos de segurança, no funcionamento de equipamentos e falta de limpeza.  

O decreto também prevê que as concessionárias instalem nos ônibus, até o dia 31 de outubro deste ano, sensores de temperatura em todos os veículos licenciados com ar-condicionado empregados no serviço. As informações deverão ser compartilhadas em tempo real com a Secretaria Municipal de Transportes.  

Caso não cumpram a determinação no prazo definido, a concessionária terá o valor do subsídio descontado no quilômetro rodado em todas as viagens realizadas, até que sejam instalados os sensores. 

As concessionárias terão o mesmo prazo para instalar novos validadores do Sistema de Bilhetagem Digital, também sob pena de suspensão do pagamento do subsídio diário. 

A secretaria de Transportes, Marina Celidonio, garantiu que haverá fiscalização do cumprimento das normas.  

As medidas fazem parte de um acordo judicial firmado em junho do ano passado entre a Prefeitura do Rio, o Ministério Público Estadual, e os consórcios, que possibilitou a retomada de 73 linhas na cidade.  

x