O alto escalão da Polícia Militar do Distrito Federal é alvo de uma operação da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Federal nesta sexta-feira (18). Os agentes cumprem sete mandados de prisões preventivas, além de buscas e apreensão. Outras ações tomadas são o bloqueio de bens e afastamento das funções públicas.
Os pedidos foram feitos pelo Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR; e autorizados pelo Supremo Tribunal Federal.
Na denúncia, o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, aponta que havia contaminação ideológica por parte dos oficiais da PM. Ele indica também a existência de provas de que os agentes - que ocupavam cargos de comando da corporação - receberam, antes de 8 de janeiro, diversas informações de inteligência, que indicavam as intenções golpistas do movimento e o risco iminente de invasão das sedes dos Três Poderes.
Segundo a PGR, os denunciados sabiam dos riscos e se omitiram de forma intencional do dever funcional de agir. Essas são condições previstas na legislação para que os denunciados respondam por omissão, pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, entre outros.
![PH Noronha/ Divulgação Carnaval 2024 - Bloco Loucura Suburbana desfila no dia 08/02. Foto: PH Noronha/ Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Diogo Zacarias/MF Washington (EUA), 22/10/2024 - Ministro da Fazendo Fernando Haddad fala com jornalistas. Foto: Diogo Zacarias/MF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 01/02/2025 – O Bloco Carrossel de emoções abre os desfiles de carnaval dos megablocos no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 11/02/2025 - Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, reunindo gestores e gestoras municipais de todo o País com o objetivo de aproximar as prefeituras dos programas do Governo Federal e fortalecer o pacto federativo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arquivo/EBC como vídeos e comentários postados na internet podem influenciar os interesses e comportamentos individuais](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 11/02/2025 - O presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre, tendo ao lado o ministro da Fazenda Fernando Haddad, fala com jornalistas após reunião na residência oficial do Senado. Na reunião, os ministros vão entregar a Alcolumbre a lista dos projetos prioritários do governo federal em tramitação no Congresso e os que ainda serão enviados à Casa. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)