A concentração de usuários de drogas no centro de São Paulo, conhecida como Cracolândia, trocou novamente de local, na madrugada desse domingo. Vídeos postados em redes sociais registram a chegada do chamado fluxo ao cruzamento da rua dos Gusmões e a rua dos Protestantes.
O deslocamento aconteceu sob escolta de agentes da Guarda Civil Metropolitana. O novo local fica a três quadras de distância da rua Santa Ifigênia, tradicional área de comércio de eletroeletrônicos, onde os usuários estavam concentrados nas últimas semanas, e que motivou um protesto de comerciantes, na última quinta-feira, com o fechamento das lojas e uma passeata em direção à Câmara Municipal, pedindo uma solução para a prefeitura e o governo paulista.
Na noite de sexta, foi a vez de moradores fecharem a Avenida Duque de Caxias, em protesto contra a presença do fluxo naquela área.
A ida da Cracolândia para um novo endereço é mais uma etapa da situação que vem se agravando há cerca de um ano, quando, em maio do ano passado, uma ação da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar expulsou os dependentes químicos que estavam reunidos havia meses na praça Princesa Isabel, no bairro Campos Elíseos.
Foi a chamada operação Caronte, em que a Prefeitura de São Paulo e o governo do estado, em conjunto, adotaram a tática de desconcentrar os usuários pelo centro da cidade. Espalhados, eles começaram a aparecer e afetar pontos tradicionais de comércio, como a Santa Ifigênia.
Em outra tentativa, no mês passado, o governador Tarcísio de Freitas propôs remover o fluxo para o Bairro do Bom Retiro, justificando que ali se encontram centros de tratamento para os dependentes químicos. Mas, depois de protestos de moradores e comerciantes, a ideia não foi em frente.
![Rovena Rosa/Agência Brasil Tutores com cães no Parcão, espaço exclusivo para cachorros, na Praça Ayrton Senna do Brasil.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/David Diaz Arcos e Henry Romero/Proibida reprodução Foto 1: Ecuador's President and presidential candidate for reelection Daniel Noboa gestures during a campaign event for the upcoming Sunday presidential election, in Quito, Ecuador February 6, 2025. Reuters/David Diaz Arcos/Proibida reprodução
Foto 2: Ecuadorean presidential candidate Luisa Gonzalez of the Revolucion Ciudadana party, the political party of Ecuador's ex-President Rafael Correa, speaks during a campaign rally ahead of the February 9 general election, in Guayaquil, Ecuador, February 6, 2025. Reuters/Henry Romero/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![MGI/Reprodução Brasília (DF), 18/11/2024 - Página do Concurso Público Nacional unificado. Foto: MGI/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alile Dara Onawale/Sony Picutres Brasília (DF), 23/01/2025 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Picutres](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)