Metroviários de São Paulo podem entrar em greve na terça-feira (15)

Publicado em 11/08/2023 - 16:19 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A semana que vem pode ser complicada para quem usa diariamente o metrô na cidade de São Paulo. É que a categoria dos metroviários pode cruzar os braços a partir da próxima terça-feira, dia 15. O anúncio de uma possível paralisação aconteceu nesta sexta-feira (11), mas a decisão vai acontecer vai em assembleia, na segunda-feira (14) à noite.

O motivo apontado pelo sindicato dos metroviários é que o governador Tarcísio de Freitas pretende privatizar todas as linhas do metrô paulistano. No próximo dia 28, por exemplo, está agendado um pregão para a contratação da empresa terceirizada que vai responder pela manutenção da linha de trem monotrilho, que opera na zona leste. Também está em estudo, encomendado pelo governo paulista, a concessão para a iniciativa privada das linhas restantes da CPTM, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

O sindicato não concorda, e argumenta que esse tipo de serviço é muito importante, e que ficar nas mãos de empresas que visam lucro representa riscos à segurança dos passageiros e funcionários. Atualmente, duas linhas de trem e duas de metrô já estão com a iniciativa privada, pela empresa CCR. O sindicato alega que o sistema ali está operando com menos funcionários do que o necessário, com sobrecarga de trabalho.

Sobre a possível greve de terça-feira, o sindicato divulgou nota em que garante que a circulação do metrô não vai ser afetada, para não prejudicar a população. O sistema vai funcionar com as catracas liberadas.

Nós solicitamos um posicionamento do governo paulista, mas até o fechamento desta edição, não tivemos retorno.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo
Geral

Inpe aponta que focos de incêndio caíram pela metade no país

De sexta para sábado, houve uma redução de 56%, passando de 5.500 para 2.400. Os dados são do Programa de Queimadas do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Cidade de São Paulo está em alerta para índice de raios ultravioleta

Os paulistanos terão de redobrar o cuidado com a pele e evitar exposição ao Sol a partir da próxima quinta-feira, dia 19. Isso porque a cidade de São Paulo atingirá o IUV, Índice Ultravioleta 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo