O calor acima de 30 graus em pleno agosto assusta quem vive na terra da garoa. E as altas temperaturas, com baixa umidade do ar, vão durar até sexta-feira na cidade de São Paulo.
É o que aponta o Centro de Gerenciamento de Emergências, da Defesa Civil do Estado. Nesta quarta-feira (23), à tarde, a temperatura deve atingir 34 graus na capital paulista. Um recorde, já que é o maior calor registrado desde 1952, ano em que começaram as medições.
O feirante Pedro Luiz está estranhando o calor em Sampa, onde vive há 30 anos.
Para a ajudante de cozinha Camila Lira, que nasceu em São Paulo, o calorão de agosto está até assustando.
Em cidades do noroeste paulista, como Araçatuba, a temperatura pode atingir 40 graus nesta tarde. Por causa disso, a Defesa Civil alerta para o risco de incêndios florestais naquela região, e iniciou a Campanha SP Sem Fogo, com a instalação de réplicas de "onças-pintadas" em trinta pontos da Avenida Paulista.
Para conscientizar a população, os bombeiros pedem que ninguém queime lixo ou jogue bitucas de cigarro em vias públicas ou terrenos. Muito menos solte balões, que é crime ambiental com pena prevista de um a três anos de prisão e pagamento de multas.
Mas o calorão de agosto não afeta apenas São Paulo. A massa de ar quente chegou a outras regiões do Brasil, e por isso, o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu alerta amarelo, de temperaturas cinco graus acima da média histórica, até o próximo dia 25.
É o caso do Centro-Oeste, que costuma ser seco nesta época, mas, que desta vez, está com a umidade ainda mais baixa: 12% nesta quarta. O meteorologista Cléber Souza explica o fenômeno.
Em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, e até nos estados do sul do país, onde é comum fazer frio em agosto, as temperaturas só sobem. No Norte não está melhor. Em Manaus, a sensação térmica pode chegar a 49 graus. Você ouviu bem: 49 graus.
Portanto, uma recomendação dos médicos: calor intenso, atenção redobrada com a Umidade Relativa do Ar. A dica... beber muita água, se proteger do sol e evitar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais quentes do dia.