![Cleia Viana/Câmara dos Deputados Ministro de Estado da Defesa, Walter Braga Netto](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil no governo Bolsonaro, será ouvido na CPI Mista dos Atos Golpistas na terça-feira (19). Ele será questionado sobre articulações para tentar reverter o resultado das eleições do ano passado e impedir a posse do presidente Lula. “Esclarecer o papel desempenhado por setores políticos e militares nas ações relacionadas à trama golpista”, como argumentou a deputada Jandira Feghali num dos requerimentos de convocação. Braga Netto foi candidato à vice na chapa que tentou reeleger Jair Bolsonaro.
O depoimento está marcado para às 9h. O general irá na condição de testemunha, o que dará a ele o direito de ficar calado e de não responder a todas as perguntas para não se autoincriminar.
A semana também deverá ser de articulação por uma reunião deliberativa para votação do requerimento que pede uma acareação entre Bolsonaro e o ex-ajudante de ordens dele, Mauro Cid.
A relatora, senadora Eliziane Gama, apresentou um requerimento pedindo que os dois fiquem frente a frente. Ela alega que a vinculação dos dois se deu no “estrito cumprimento de ordens superiores, aparentemente antijurídicas”. E por isso, considera ser fundamental que o requerimento seja aprovado.
Esse requerimento de acareação entre Mauro Cid e Bolsonaro ainda precisa ser colocado em votação. E o presidente da CPMI já avisou que só vai colocar na pauta se tiver acordo. Ele defende a convocação também da cúpula da Força Nacional.
A CPMI já começa a se aproximar do encerramento, a senadora Eliziane afirmou que começou a fazer o relatório final e que vai pedir diversos indiciamentos, inclusive de militares. Ela chegou a defender, a prorrogação da CPMI para que se tenha mais tempo tanto para as oitivas quanto para a análise de documentos.
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 18/08/2024 - Candidatos chegam para as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)na UERJ, zona norte da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo 29.04.2022 Real Moeda brasileira, dinheiro
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antonio Cruz/Agência Brasil Manaus - Orla da praia de Ponta Negra (Antonio Cruz/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Paulo Pinto/Agencia Brasil São Paulo (SP) 08/06/2024-Dia D da Poliomielite será realizado neste sábado (8), em todo o país. A campanha deste ano foi lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 27 de maio e vai até 14 junho. A meta de 2024 é imunizar, no mínimo, 95% do público-alvo – cerca de 13 milhões de crianças menores de 5 anos de idade. Crianças tomam vacinana UBS do Cambuci em São Paulo.
Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arquivo/Fernando Frazão/Agência Brasil Imagem de riacho com falta de saneamento básico e uma criança passando em favela do Complexo da Maré](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)