A passagem do ciclone extratropical no Sul do país deixou até o momento 32 mortos. Vários municípios estão alagados com milhares de moradores atingidos. E a previsão é de mais chuva forte a partir da noite desta quarta-feira (6).
No Rio Grande do Sul, são 31 mortes e mais de 52 mil pessoas afetadas em 70 municípios. Muitas ainda estão ilhadas, aguardando socorro em cima dos telhados das casas. O número de desalojados ou desabrigados passa de 5 mil. 18 rodovias estão total ou parcialmente bloqueadas e duas pontes foram destruídas pelas chuvas.
Até o momento, dois municípios decretaram situação de emergência: Santa Tereza e Nova Roma do Sul.
Pelas redes sociais, o presidente Lula disse que conversou com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e reforçou que o governo federal está à disposição dos gaúchos para enfrentar essa crise.
Uma comitiva do governo sobrevoou nesta quarta-feira alguns municípios entre os mais afetados pelas fortes chuvas: Muçum, Roca Sales, Encantado e Santa Tereza. A visita teve a presença dos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
O governador Eduardo Leite acompanhou a comitiva e disse que o foco agora é o resgate das pessoas, principalmente após a previsão de novas chuvas.
O secretário de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou que não vão faltar recursos, existe um plano de trabalho emergencial que pode ser liberado em até 48 horas e comentou a situação na região.
Outro estado atingido pelo ciclone foi Santa Catarina, que registrou uma morte. As chuvas e ventos fortes deixaram 126 mil unidades consumidoras sem energia em 20 cidades.
Na madrugada desta quarta-feira, um reservatório de água rompeu no bairro Monte Cristo, em Florianópolis. Equipes do estado estiveram no local para prestar assistência às famílias e avaliar danos e possíveis indenizações.
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)