O Presidente Lula continua neste sábado (17) em Havana, capital de Cuba, onde acontece a Cúpula do Grupo dos 77 e China.
Cuba está na presidência do grupo em 2023. A cúpula quer reforçar a defesa dos interesses dos países em desenvolvimento no plano multilateral. Demandas importantes serão reafirmadas no encontro, incluindo questões econômicas e financeiras, a necessidade de cooperação e transferência de tecnologia e o imperativo da erradicação da fome e da pobreza.
Além das reuniões da Cúpula, o Presidente Lula terá encontro de trabalho nesta tarde com o Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, para tratar de temas de interesse da agenda bilateral e regional.
Segundo o governo brasileiro, a visita é uma oportunidade para aprofundar o diálogo entre os dois países e explorar potenciais parcerias, com ênfase nas áreas de segurança alimentar, energias renováveis e biofarmacêutica.
No fim da tarde, o presidente Lula embarca para Nova York, nos Estados Unidos, onde participa, na próxima terça-feira, da abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Como tradição, o presidente brasileiro é o primeiro entre os chefes de estado a discursar.