Não Se Engane #05 desmente aumento do IR para 35% e roubo de canetas
Nesta semana, o Não Se Engane desmente mais duas fake news que têm circulado com força na internet. A primeira aponta para um suposto decreto que aumentaria a alíquota do Imposto de Renda para 35% e atingiria a classe média. A mensagem, viral no WhatsApp, é falsa. Não há qualquer decreto neste sentido. Pelo contrário: a última mudança no IR é relativa a algo que vai diminuir impostos.
Escute também
Desmentimos fakes sobre doações no RS e Bolsonaro em BH no 07/09
Confira desmentido sobre Leite Nan no HU e micro-ondas
Outra fake news que desmentimos está em um vídeo gravado na reunião de encerramento do G20, na Índia. Postagens apontam que o presidente Lula e a primeira-dama Janja Lula da Silva furtaram “canetas valiosas”. Tratam-se de acusações falsas. As “canetas” eram pertences de Lula e, na realidade, eram lápis distribuídos pela organização do G20.
Escute no Player acima e assista no vídeo abaixo:
O Não Se Engane vai ao ar todas as sextas-feiras no telejornal Repórter Brasil, da TV Brasil, e será publicado todas segundas-feiras na Radioagência Nacional, no Spotify e no YouTube da TV Brasil.
Você pode participar do Não Se Engane enviando a sua sugestão de assunto a ser checado para as redes sociais da EBC: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok. Você também pode enviar um e-mail para naoseengane@ebc.com.br. Para aparecer no Não Se Engane, você pode enviar seu vídeo ou seu áudio perguntando se um assunto é verdadeiro ou falso.
Idealização, roteiro e apresentação: Edgard Matsuki
Apoio à produção: Simone Magalhães
Coordenação de projeto: Beatriz Arcoverde e Cintia Vargas