Tirando o mês de julho, agosto de 2023 foi o mês mais quente da história. Isso faz do período entre junho e o mês passado o de maior calor já registrado, de acordo com dados divulgados nesta semana pelo Programa Espacial da União Europeia.
A temperatura global média nesse período foi de 16,7 graus Celsius em todo o planeta, 0,6 grau a mais em relação à média aproximada das últimas três décadas. O recorde anterior foi registrado em 2019, e havia sido de 0,3 grau superior à média. Ou seja, este ano, o recorde foi batido com o dobro da diferença de temperatura.
O programa espacial europeu também chamou a atenção para a quebra de recordes de temperatura na superfície dos oceanos. E nas regiões mais frias do planeta, os satélites registraram de longe a menor cobertura de gelo marinho da Antártica, 12% abaixo da média. No Ártico, a situação não é diferente, mas pelo menos não é um recorde histórico. Por lá, o gelo marinho está 10% abaixo da média.
Segundo o Programa Espacial da União Europeia, pode haver relação de todo esse calor com chuvas acima da média histórica, que estão ocorrendo no oeste da Europa, e com as inundações recentes provocadas pelo furacão Hillary na América do Norte e fortes tempestades em países como Chile e aqui no Brasil. A região sul, por exemplo, registou o quarto ciclone este ano.
Por outro lado, esse desequilíbrio climático também favoreceu a estiagem, o tempo seco e queimadas nos últimos três meses em grandes regiões dos Estados Unidos, na Grécia, por exemplo, e também aqui na América do Sul.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![REUTERS/Thomas White/Direitos reservados Logotipo do Instagram](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame Reuters Palestinians in Gaza laid the body of slain Al Jazeera cameraman Samer Abu Daqqa to rest on Saturday (December 16), the day after he was killed in southern Gaza.
Frame Reuters](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR São Paulo (SP), 13/12/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do cirurgião Marcos Stavale no hospital Sírio-Libanês. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)