Abin: governo demite 2 servidores por irregularidades administrativas

Os servidores foram presos pela PF na operação "Última Milha"

Publicado em 21/10/2023 - 11:55 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo demitiu os dois servidores da Abin, a Agência Brasileira de Inteligência.

Eduardo Izycki e Rodrigo Colli foram alvo nessa sexta-feira da Operação Última Milha, da Polícia Federal, que investiga o uso de um sistema de geolocalização de dispositivos móveis, sem a devida autorização judicial. O sistema teria sido acessado para espionar ilegalmente autoridades, jornalistas e servidores.

O desligamento dos dois foi publicado em edição extra do Diário Oficial e assinadas pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Na justificativa, a Casa Civil informou que, apesar de estarem ocupando o cargo público de oficial de inteligência da Abin, Eduardo e Rodrigo participaram, na condição de sócios de uma empresa de um pregão aberto pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro. Esse pregão tinha como objetivo a aquisição de solução de exploração cibernética capaz de realizar coleta de dados e diversas fontes da internet.

Segundo a Casa Civil, foram cometidas três infrações administrativas: violação de proibição de atuação em gerência de sociedade empresária, improbidade administrativa por causa de conflito de interesse e violação do regime de dedicação exclusiva que os Oficiais de Inteligência da Abin devem se submeter.

*Atualizada em23/10/2023 para correção de informações.

Edição: Paula de Castro - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo