Brasil pode retomar importação de energia da Venezuela

Publicado em 25/10/2023 - 12:56 Por Gabriel Corrêa- Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

O Brasil deve retomar a importação de energia limpa e renovável da usina hidrelétrica de Guri, da Venezuela, para o Estado de Roraima.

Um grupo de trabalho entre representantes do Ministério de Minas e Energia, do Operador Nacional do Sistema e da empresa responsável pelo setor elétrico da Venezuela foi criado para verificar os requisitos técnicos e acordos de operação.

Em novembro, devem começar os testes de carga e transmissão para o único Estado brasileiro que não é ligado ao Sistema Interligado Nacional.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu nesta semana, em Caracas, com o ministro venezuelano da pasta, e destacou a importância da integração com os demais países latino-americanos.

Hoje, o Brasil pode realizar trocas internacionais de energia elétrica com a Argentina, Uruguai e Paraguai, por meio da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

O acordo envolvendo a usina de Guri, na Venezuela, pode trazer menor impacto ambiental, diminuindo o atual uso das termelétricas a óleo diesel, que também são mais caras e poluentes.

De acordo com o ministro Alexandre Silveira, a retomada da importação vai gerar uma economia de R$ 10 milhões por mês.

Enquanto isso, as obras de ligação de Roraima ao Sistema Interligado Nacional, que foram autorizadas durante viagem do presidente Lula a Parintins, em agosto, já começaram.

A expectativa é de que Roraima esteja interligado com o restante do país até julho de 2025.

 

Últimas notícias
Saúde

Rio convoca responsáveis para vacinação de crianças contra a dengue

Cidade aplicou até agora mais de 25 mil doses, o que corresponde a menos de 20% das 140 mil recebidas. Secretaria antecipou vacinação das crianças de 11 anos, por causa da baixa procura pelo imunizante 

Baixar arquivo
Economia

Haddad comemora crescimento do PIB acima do esperado

Segundo ministro, a expectativa do governo é que, em 2024, o crescimento fique em 2,2%. Para ele, o desafio atual é incentivar os investimentos

Baixar arquivo
Justiça

STF julga pagamento de indenizações a vítimas de balas perdidas

Ação teve início com a morte de Vanderlei Conceição de Albuquerque, em 2015, num tiroteio no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. O relator, ministro Edson Fachin, votou pelo pagamento de indenização e de pensão vitalícia aos familiares de Vanderlei

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro, 459 anos: histórias de quem chegou e se apaixonou

No aniversário da Cidade Maravilhosa, conheça histórias de quem não nasceu no Rio de Janeiro, mas se apaixonou pela cidade e faz questão de declarar o seu amor

Baixar arquivo
Segurança

Quatro pessoas são presas acusadas de comércio ilegal de armas no Rio

A ação é um desdobramento da Operação Jammer que investiga organização criminosa de Ronnie Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes. 

Baixar arquivo
Economia

Economia cresce 2,9% em 2023

Produto Interno Bruto do país somou R$ 10,9 trilhões, maior patamar já alcançado na série histórica, iniciada em 1996. O principal motor do crescimento foi a agropecuária, com expansão recorde de 15,1%

Baixar arquivo