logo Radioagência Nacional
Geral

PF prende policiais civis do RJ por propina e escolta de drogas

Baixar
Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional
19/10/2023 - 12:08
Rio de Janeiro

Quatro policiais civis do Rio de janeiro e um advogado foram presos na manhã desta quinta-feira (19) na Operação Drake, comandada pela Polícia Federal. Cerca de 50 agentes participaram da ação, em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio, que já denunciou os suspeitos.

Segundo a investigação, agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da Polícia Civil fluminense abordaram um caminhão que estava carregado de maconha, na divisa do Rio e de São Paulo. Os policiais escoltaram o veículo até a Cidade da Polícia, na zona norte da capital, onde negociaram a liberação da carga e do motorista, por intermédio de um advogado ligado aos traficantes, e receberam pagamento de propina em troca.

Depois de receberem o dinheiro, os agentes da Polícia Civil escoltaram o caminhão com 16 toneladas de maconha até os acessos da comunidade de Manguinhos, também na zona norte, onde os criminosos recuperaram a droga.

Os cinco mandados de prisão e os seis de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades do Rio e em Saquarema, na Região dos Lagos. Os policiais federais também fizeram buscas na Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas, na Cidade da Polícia.

O nome da operação, Drake, é uma referência ao pirata e corsário inglês Francis Drake, que saqueava caravelas que transportavam material roubado e se julgava isento de culpa, porque os bens tinham origem ilícita.  

Em nota, a Polícia Civil informou que a corregedoria da corporação apoiou a ação para o cumprimento das ordens judiciais e que “está instaurando processos administrativos-disciplinares”. Ainda segundo o comunicado, a Polícia Civil diz que “não compactua com nenhum tipo de desvio de conduta e atividade ilícita, reiterando seu compromisso de combate ao crime em defesa da sociedade”.

x