Apenas 6 das 51 embarcações foram retiradas da Baía de Guanabara

Publicado em 10/11/2023 - 13:02 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Apenas seis das 51 embarcações abandonadas na Baía de Guanabara, no Rio, já foram retiradas. As carcaças removidas eram de madeira e de pequeno porte, e foram encaminhadas para um depósito de responsabilidade da Prefeitura de Niterói.

Os navios que estão atracados, fundeados, abandonados ou fora de operação em três das cinco baías do estado, já causaram inúmeros incidentes, como vazamento de óleo.

Segundo o deputado Flávio Serafini, do PSOL, um dos pontos que dificulta a remoção dessas embarcações é a falta de definição de um responsável direto pelos incidentes.

De acordo com o diretor de Pós-Licença do Inea, Ricardo Marcelo da Silva, foi criada uma força-tarefa para a retirada das embarcações abandonadas na Baía de Guanabara.

Todas essas declarações foram dadas, nessa quinta-feira à CPI das Embarcações da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Na próxima oitiva, serão ouvidos representantes do Ibama e de órgãos ligados ao meio ambiente. Também será convocado o representante do Núcleo Especial de Polícia Marítima, que não compareceu nessa quinta-feira.

A CPI também vai requerer o acesso às atas das reuniões realizadas pela força-tarefa, que reúne o Inea, a Marinha e a Prefeitura de Niterói.

A força-tarefa começou em junho, após exigências da CPI. A primeira embarcação retirada estava abandonada há mais de 10 anos na Baía de Guanabara.

 

Últimas notícias
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo