A onda de calor persiste em 14 estados e no Distrito Federal. O Inmet tem um alerta de grande perigo que vale até esta sexta (17). Mas as chuvas previstas para o final de semana no Sudeste e no Centro-Oeste devem derrubar as temperaturas, levando a uma virada do tempo na próxima semana.
Segundo a meteorologista do Inmet, Dayse Moraes, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem continuar registrando as maiores temperaturas.
Enquanto estados do centro do país vivem essa forte onda de calor, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sofrem com tempestades e enchentes.
Dayse Moares explica que isso acontece por causa de um bloqueio atmosférico, que segura as chuvas na região. No entanto, um canal de umidade deve romper esse bloqueio no fim de semana, levando as chuvas fortes para os estados do Centro-Oeste e Sudeste, onde a temperatura deve amenizar.
Na região Nordeste, o interior continua seco. No Norte do país, começa a aumentar as pancadas de chuva, mas ainda de forma pontual, sem conseguir reverter a seca na região.