Dezembro terá mais calor e desequilíbrio de chuvas pelo Brasil

Publicado em 28/11/2023 - 15:49 Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

Dezembro vai ser de muito calor no Brasil, já a quantidade de chuva vai variar conforme a região. É o que aponta o Instituto Nacional de Meteorologia. 

No Rio Grande do Sul, que ainda se recupera da enchente do início deste mês de novembro, a chuva continua, mas abaixo da média para o mês. No Paraná e Santa Catarina, são esperados volumes maiores.

No Centro-Oeste e Sudeste haverá temporais. Os volumes podem superar os 300 milímetros, em partes de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

E depois de tanta seca no Norte do Brasil alguns rios, como Amazonas, Negro e Madeira, devem receber menos de 200 milímetros de chuva no mês. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, as precipitações já deveriam ter começado na Amazônia Central. E começou... só que muito fracas.

No Nordeste, onde dezembro costuma ser mais seco, os acumulados de chuva não devem ultrapassar os 100 milímetros. E já há sinais de que a chuva vai atrasar.

A temperatura no país em dezembro deve ser, em média, muito alta. Isso porque o fenômeno El Niño estará no auge de atividade. A população sentirá mais calor nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Segundo a Organização Mundial de Meteorologia, 2023 caminha para ser o mais quente dos últimos 125 mil anos.

Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo
Cultura

Petrobras Cultural prevê R$ 250 milhões para projetos em todo país

Edital é destinado a projetos que promovam a diversidade, a inclusão e o fomento à economia criativa. Propostas da regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste vão receber pontuação adicional. Objetivo é contemplar regiões que, historicamente, recebem menos recursos

Baixar arquivo