Dia da Consciência Negra será feriado nacional

Publicado em 30/11/2023 - 19:09 Por Eliane Gonçalves - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que torna o Dia da Consciência Negra feriado nacional.

O dia é celebrado em 20 de novembro, uma homenagem a Zumbi do Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695. O feriado foi aprovado com 268 votos a favor, 121 contra e duas abstenções.

Para a relatora do projeto, a deputada federal Reginete Bispo, do PT do Rio Grande do Sul, a vitória representa o acumulo de anos de luta. A primeira proposta para reconhecer o dia 20 de novembro como feriado nacional foi apresentada há 35 anos pela deputada federal também pelo PT, Benedita da Silva.

Agora, Reginete acredita que a nova data pode significar passos importantes no combate ao racismo no presente e no futuro.

O projeto que cria o novo feriado já tinha sido aprovado pelo Senado e, agora, para entrar em vigor precisa ser sancionado pelo presidente Lula. Quando isso acontecer, a data já entra no calendário oficial do país.

Segundo o projeto, o feriado vai ser batizado como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Atualmente, o 20 de novembro já é feriado em seis estados e em mais de mil cidades.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Brasil registra 920 mil casos de dengue

Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Paraná lideram o número de casos.

Baixar arquivo
Geral

Seca deixa nove municípios de Roraima em situação de emergência

Governo federal reconhece situação de emergência. Os principais problemas são escassez de água, danos para as áreas agrícolas e os índices recordes em focos de incêndio no estado

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga segunda chamada do Prouni nesta terça-feira

Foram pré-selecionados mais de 213 mil candidatos, que concorreram a cerca de 406 mil bolsas, a maioria integral, distribuídas em 15.482 cursos, de mais de mil instituições. Essa é a maior oferta de bolsas desde a criação do programa em 2005.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Central de Atendimento à Mulher recebeu 598 mil ligações em 2023

Esse volume de denúncias de violências contra mulheres representa um aumento de 23% em relação ao ano anterior, passando de 87 mil para mais de 114 mil.

Baixar arquivo
Geral

Micos-leões-dourados e araras-azuis-de-lear traficados são repatriados

Dezessete micos-leões-dourados e doze araras-azuis-de-lear foram trazidas de volta ao Brasil nesta semana, após missão de repatriação realizada em conjunto pelos Ministérios do Meio Ambiente, das Relações Exteriores, junto com a Polícia Federal.

Baixar arquivo
Geral

Bolsonaro depõe à PF sobre importunação de baleia

O caso ocorreu em junho de 2023. Bolsonaro se aproximou de jet ski, com o motor ligado, de uma baleia jubarte no momento em que ela aparecia na superfície da água. Ele chegou a ficar a menos de 15 metros de distância do animal.

Baixar arquivo