Gonçalves Dias, ex-GSI, é indiciado pela CPI da Câmara Legislativa

Publicado em 29/11/2023 - 17:18 Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O general Gonçalves Dias é uma das pessoas com pedido de indiciamento pela CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O militar chefiava o GSI da Presidência da República, na época dos ataques golpistas.

O relatório da comissão foi lido nesta quarta-feira (29) pelo deputado Hermeto, do MDB. Ele pediu o indiciamento de mais de 130 pessoas por envolvimento nos ataques à sede da Polícia Federal, em 12 de dezembro do ano passado, e nas invasões às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro.

Entre os pedidos, o relator incluiu os nomes de membros da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e da Polícia Militar e de supostos financiadores do acampamento golpista.

O parlamentar, no entanto, deixou de fora o nome de Anderson Torres, ex-secretário de Segurança. Sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, o relatório diz que não foram encontradas provas de envolvimento direto dele com as ações golpistas. No entanto, declarações para desacreditar o sistema eleitoral teriam influenciado os apoiadores, como afirmou o deputado Hermeto.

Os parlamentares ainda vão decidir se aprovam ou não o texto do relator. A produção tenta contato com a defesa do General G. Dias, mas ainda não teve retorno.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Feminicídio zero é tema de acordo entre escolas de samba e Embratur

Uma parceria inédita acaba de se formar para o enfrentamento da violência contra mulheres no Carnaval. Os principais objetivos são prevenir, além de feminicídios, tratamento que as coloquem em lugar de objeto.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo