Gonçalves Dias, ex-GSI, é indiciado pela CPI da Câmara Legislativa
Publicado em 29/11/2023 - 17:18 Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília
O general Gonçalves Dias é uma das pessoas com pedido de indiciamento pela CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O militar chefiava o GSI da Presidência da República, na época dos ataques golpistas.
O relatório da comissão foi lido nesta quarta-feira (29) pelo deputado Hermeto, do MDB. Ele pediu o indiciamento de mais de 130 pessoas por envolvimento nos ataques à sede da Polícia Federal, em 12 de dezembro do ano passado, e nas invasões às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro.
Entre os pedidos, o relator incluiu os nomes de membros da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e da Polícia Militar e de supostos financiadores do acampamento golpista.
O parlamentar, no entanto, deixou de fora o nome de Anderson Torres, ex-secretário de Segurança. Sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, o relatório diz que não foram encontradas provas de envolvimento direto dele com as ações golpistas. No entanto, declarações para desacreditar o sistema eleitoral teriam influenciado os apoiadores, como afirmou o deputado Hermeto.
Os parlamentares ainda vão decidir se aprovam ou não o texto do relator. A produção tenta contato com a defesa do General G. Dias, mas ainda não teve retorno.
Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves