Governo determina que fãs tenham água em show de Taylor Swift

Publicado em 18/11/2023 - 16:13 Por Sayonara Moreno - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Já está em vigor a portaria emergencial assinada pelo Ministro da Justiça, Flávio Dino, que obriga as produtoras de eventos a permitirem “acesso gratuito de garrafas de uso pessoal, contendo água para consumo” em show e festivais. O material das garrafas permitido deve ser definido pela organização do evento.

O texto cria regras para proteger a saúde dos consumidores, principalmente aqueles expostos ao calor, em períodos de altas temperaturas. É o que ocorre em grande parte do país, com a intensa onda de calor. Na sexta-feira, a estudante Ana Clara Benevides não resistiu a duas paradas cardiorrespiratórias, durante o show da cantora norte-americana, Taylor Swift, no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro.

O espaço tinha 60 mil pessoas e o calor chegou aos 60 graus. Nas redes sociais, os fãs da cantora reclamaram do problema de acesso à água e da falta de ventilação causada pelos tapumes instalados no estádio. A portaria do MJ ainda diz que a organização deve “distribuir embalagens com água adequada para consumo e instalar ‘ilhas de hidratação’ de fácil acesso a todos os presentes e sem custos adicionais ao consumidor”.

A norma ainda determina que a empresa organizadora tem que garantir que os pontos de vendas de comidas e bebidas e as ilhas de hidratação estejam em regiões de fácil acesso aos clientes. Também é preciso ter espaço físico e estrutura que garanta o resgate rápido de participantes, caso tenham algum mal-estar. Caso também seja comercializada água, os órgãos de defesa ao consumidor, tanto da cidade quanto do estado, devem fiscalizar e coibir o aumento abusivo de preços.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, lamentou, pelas redes sociais a morte da jovem. Segundo ele, a Polícia Civil do estado já investiga o caso.

Após a morte da estudante, fãs da cantora mobilizaram as redes sociais pedindo justiça, e lançaram um abaixo-assinado cobrando a criação de uma lei que obrigue a distribuição de água de graça em grandes eventos.

A deputada federal Erika Hilton, do PSOL, anunciou, neste sábado, que protocolou um projeto de lei sobre o assunto. Na rede social X, a parlamentar classifica o ocorrido como “crime contra a saúde pública”. A Deputada Ana Pimentel, do PT, também sinalizou um projeto para a Lei Ana Benevides.


 

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Segurança

GSI completa 85 anos e reforça equipamentos de segurança

Responsável pela integridade do presidente da República, do vice e também dos palácios e residências oficiais, o órgão apresentou alguns dos novos equipamentos de segurança, como câmeras de segurança e projeto para vidros blindados.

Baixar arquivo
Geral

Municípios do Rio vão processar concessionária de energia Enel

Prefeitos de pelo menos 22 municípios atendidos pela Enel no estado do Rio de Janeiro assinaram o documento, que  será entregue à Justiça Federal. A Enel e o Ministério de Minas e Energia foram procurados, mas não deram retorno.

Baixar arquivo
Internacional

Catar anuncia extensão de 2 dias no cessar-fogo entre Israel e Hamas

O prazo de 4 dias do cessar-fogo acabaria nesta segunda-feira (27). A fronteira entre Israel e Gaza amanheceu mais uma vez sem os contínuos bombardeios que vinham ocorrendo desde 7 de outubro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Seca no Amazonas muda ambiente com surgimento de bancos de areia

Com a estiagem, bancos de areia dificultaram o transporte fluvial do estado, deixando os 62 municípios em situação de emergência. Retorno do nível do rio Negro traz a esperança do fim da seca .

Baixar arquivo
Geral

Caixa notifica quem teve parcelas zeradas do Minha Casa Minha Vida

Tem direito à isenção do pagamento das prestações famílias de baixa renda ou que recebam o Benefício de Prestação Continuada. Quem perdeu seu único imóvel em razão de calamidade pública também pode ficar livre das prestações.

Baixar arquivo
Justiça

Americanas recebe apoio de credores para aprovar Plano de Recuperação

A Assembleia Geral de Credores será no dia 19 de dezembro, quando eles devem decidir se aprovam ou não o plano. Caso aceito, vem a homologação na Justiça.

Baixar arquivo