Greve unificada promete parar trens, metrôs e escolas em São Paulo

Publicado em 24/11/2023 - 16:25 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Greve unificada na próxima terça, dia 28, promete parar o transporte de trens e metrôs, escolas e o serviço de saneamento básico na região metropolitana de São Paulo.

São cerca de 50 sindicatos e movimentos sociais que prometem se mobilizar na semana que vem. 

Os sindicatos de trabalhadores do saneamento básico reivindicam a suspensão do processo de privatizações. O processo de privatização da Sabesp já foi aprovado em comissões na Alesp esta semana, e pode ir em breve para votação no plenário.  

Os metroviários e trabalhadores de trens também são contra a privatização da Linha 7 que já está em estudo. O sindicato dos metroviários ainda reivindica a readmissão de dirigentes sindicais demitidos pelo governo do estado alegando perseguição contra atividade sindical. Os sindicatos afirmam que dia 28 as catracas de trens e metrô serão liberadas enquanto aguardam a manifestação do governo de SP. 

Em coletiva à imprensa hoje, os representantes sindicais lembraram que a atuação da Enel no apagão deste mês piorou o serviço. Também destacaram as falhas constantes nas linhas 8 e 9 da CPTM que foi privatizada no ano passado. 

Outra reivindicação dos movimentos e do sindicato dos professores é a revogação da redução das verbas na educação O governador Tarcísio de Freitas enviou projeto de alteração na constituição do estado para reduzir o percentual destinado à educação no estado de 30% para 25%. O que representaria R$ 10 bilhões a menos por ano. 

O governo do estado afirma que privatizar a Sabesp é uma necessidade para atingir a universalização do saneamento básico, pois o governo não teria recursos para fazer isso. 

Sobre as outras pautas, o governo de SP não respondeu até o momento.  

Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Internacional

Ministros de relações exteriores do G20 se reúnem no Rio de Janeiro

Onze delegações de países convidados, como Angola e Portugal, e de 13 organizações globais, como Banco Mundial e Organização Mundial do Comércio também participam do encontro. 

Baixar arquivo
Geral

Acidente de helicóptero deixa sete pessoas feridas em Barueri

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública as vítimas tinham idades entre 9 e 51 anos. Eram duas crianças, duas mulheres e três homens, sendo um deles o piloto.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chuvas causam estragos na cidade paulista de São Sebastião

A precipitação no município, localizado no litoral do estado, chegou a 100 mm em pouco mais de três horas, segundo informações da prefeitura. Um dos bairros mais atingidos foi Vila Sahy, que há um ano atrás também sofreu com as chuvas.

Baixar arquivo
Saúde

Preços de exames e repelentes crescem com o aumento da dengue no Rio

Levantamento feito pelo Procon identificou uma variação de 270% nos valores desses exames realizados em laboratórios particulares na capital e na Região Metropolitana do estado.

Baixar arquivo
Saúde

Ceará registra baixa de casos de dengue

O estado tem apresentado queda em relação à média dos registros dos últimos 5 anos. Os dados são do sistema IntegraSUS, usado pela Secretaria da Saúde do Estado.

Baixar arquivo
Justiça

STF torna réus antiga cúpula da PM do Distrito Federal

Todos são suspeitos de omissão durante os atos antidemocráticos. Os ministros também decidiram pela manutenção da prisão preventiva de todos os policiais militares, para não colocar em risco as investigações.

Baixar arquivo