Greve unificada promete parar trens, metrôs e escolas em São Paulo

Publicado em 24/11/2023 - 16:25 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Greve unificada na próxima terça, dia 28, promete parar o transporte de trens e metrôs, escolas e o serviço de saneamento básico na região metropolitana de São Paulo.

São cerca de 50 sindicatos e movimentos sociais que prometem se mobilizar na semana que vem. 

Os sindicatos de trabalhadores do saneamento básico reivindicam a suspensão do processo de privatizações. O processo de privatização da Sabesp já foi aprovado em comissões na Alesp esta semana, e pode ir em breve para votação no plenário.  

Os metroviários e trabalhadores de trens também são contra a privatização da Linha 7 que já está em estudo. O sindicato dos metroviários ainda reivindica a readmissão de dirigentes sindicais demitidos pelo governo do estado alegando perseguição contra atividade sindical. Os sindicatos afirmam que dia 28 as catracas de trens e metrô serão liberadas enquanto aguardam a manifestação do governo de SP. 

Em coletiva à imprensa hoje, os representantes sindicais lembraram que a atuação da Enel no apagão deste mês piorou o serviço. Também destacaram as falhas constantes nas linhas 8 e 9 da CPTM que foi privatizada no ano passado. 

Outra reivindicação dos movimentos e do sindicato dos professores é a revogação da redução das verbas na educação O governador Tarcísio de Freitas enviou projeto de alteração na constituição do estado para reduzir o percentual destinado à educação no estado de 30% para 25%. O que representaria R$ 10 bilhões a menos por ano. 

O governo do estado afirma que privatizar a Sabesp é uma necessidade para atingir a universalização do saneamento básico, pois o governo não teria recursos para fazer isso. 

Sobre as outras pautas, o governo de SP não respondeu até o momento.  

Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo