Greve unificada na próxima terça, dia 28, promete parar o transporte de trens e metrôs, escolas e o serviço de saneamento básico na região metropolitana de São Paulo.
São cerca de 50 sindicatos e movimentos sociais que prometem se mobilizar na semana que vem.
Os sindicatos de trabalhadores do saneamento básico reivindicam a suspensão do processo de privatizações. O processo de privatização da Sabesp já foi aprovado em comissões na Alesp esta semana, e pode ir em breve para votação no plenário.
Os metroviários e trabalhadores de trens também são contra a privatização da Linha 7 que já está em estudo. O sindicato dos metroviários ainda reivindica a readmissão de dirigentes sindicais demitidos pelo governo do estado alegando perseguição contra atividade sindical. Os sindicatos afirmam que dia 28 as catracas de trens e metrô serão liberadas enquanto aguardam a manifestação do governo de SP.
Em coletiva à imprensa hoje, os representantes sindicais lembraram que a atuação da Enel no apagão deste mês piorou o serviço. Também destacaram as falhas constantes nas linhas 8 e 9 da CPTM que foi privatizada no ano passado.
Outra reivindicação dos movimentos e do sindicato dos professores é a revogação da redução das verbas na educação O governador Tarcísio de Freitas enviou projeto de alteração na constituição do estado para reduzir o percentual destinado à educação no estado de 30% para 25%. O que representaria R$ 10 bilhões a menos por ano.
O governo do estado afirma que privatizar a Sabesp é uma necessidade para atingir a universalização do saneamento básico, pois o governo não teria recursos para fazer isso.
Sobre as outras pautas, o governo de SP não respondeu até o momento.
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 06/11/2024 - Chuva forte atinge o centro de São Paulo no final da tarde. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio Rio de Janeiro 08/12/2024 Projeção de como ficará a região do Sambódromo após a demolição do Elevado 31 de Março e requalificação da área, com a construção de túnel sob a linha férrea, parques, prédios residenciais, sala de espetáculos e o museu do samba. Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PMERJ/Twitter Policiais do BPChq estão posicionados em pontos estratégicos localizados no entorno do Complexo da Penha, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, dando suporte aos policiais que estão operando na região. Foto: PMERJ/Twitter](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 29/10/2024 Senador Eduardo Braga preside a primeira reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para debater o projeto de lei complementar (PLP 68/2024) que regulamenta a primeira parte da reforma tributária. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Jakub Porzycki/Direitos reservados Gabriel Bortoleto, automobilismo, fórmula 2](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Ricardo Moraes/Direitos Reservados botafogo, brasileiro, campeão](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)