Ministério revoga restrição de voos no Santos Dumont

Publicado em 09/11/2023 - 12:28 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeir

O Ministério de Portos e Aeroportos voltou atrás e revogou a medida do Conac, o Conselho Nacional de Aviação Civil, que limitava a operação no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Antes, a resolução só autorizava voos com chegadas e partidas a um raio de 400 quilômetros.

Apesar da revogação da resolução, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (9), o governo federal continuará mantendo restrições às operações do aeroporto.

O limite será de 6,5 milhões de passageiros por ano no Santos Dumont. A ideia é melhorar o atendimento à população, de acordo com a capacidade operacional do terminal.

Em 2022, segundo o Ministério, o Santos Dumont movimentou cerca de 10 milhões de passageiros.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, a decisão foi tomada depois de um amplo debate com a prefeitura carioca, o governo fluminense, a Agência Nacional de Aviação Civil, o Tribunal de Contas da União, companhias aéreas, concessionárias de aeroportos e a Infraero, estatal que administra o Santos Dumont.

A Infraero, junto com as companhias aéreas, ficará responsável pelo gerenciamento dos voos e a quantidade de passageiros.

A resolução do Conac havia sido publicada em agosto deste ano e entraria em vigor no dia 2 de janeiro de 2024.

Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo
Geral

Abono anual do INSS começa a ser pago a beneficiários

O INSS começa a pagar, nesta semana, o abono anual aos beneficiários da Previdência Social. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Brasil registra recorde de conflitos no campo, mas assassinatos caem

Relatório da Comissão Pastoral da Terra com os dados de 2023 foi divulgado hoje (22) e mostra que 60% dos conflitos são causados por empresários, fazendeiros e grileiros. A omissão do estado contribuiu com 22% das violências ocorridas.  

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: definidas duplas femininas brasileiras pra Olímpiadas

No circuito mundial de vôlei de praia o México recebeu a etapa Elite16 em Tepic. A dupla brasileira formada por André e George perdeu por dois a um para os suecos Ahman e Hellvig, ficando com a medalha de prata.

Baixar arquivo