A Polícia Federal realiza a segunda fase da Operação Tamoios, para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas no Rio de Janeiro. Cerca de 50 agentes cumprem oito mandados de busca e apreensão e sete medidas cautelares contra suspeitos na capital do estado e em Nilópolis, na Baixada Fluminense.
A ação inclui o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens no valor de até R$ 126 milhões, determinados pela Justiça Federal. Entre os bens estão dois apartamentos de luxo localizados em frente à praia da Barra da Tijuca; uma casa em Angra dos Reis; automóveis de luxo; e motos aquáticas adquiridos.
Essa segunda etapa da Operação Tamoios é um desdobramento da ação de agosto de 2021, que investigou traficantes internacionais que estariam transportando cocaína do Rio de Janeiro até Vitória, no Espírito Santo, de onde a droga seria acoplada em cascos de navios com destino à Europa. As investigações apontam que o grupo criminoso usava sofisticados meios para ocultar e dissimular a origem de bens adquiridos a partir dos recursos recebidos das atividades criminosas, em especial o tráfico transnacional.