Senacon notifica Enel após apagão em São Paulo

Publicado em 07/11/2023 - 07:45 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Secretaria Nacional do Consumidor notificou, nesta segunda-feira, a concessionária Enel para explicar a interrupção de fornecimento de energia na cidade de São Paulo e outros 23 municípios da região metropolitana.

Pela estimativa da Senacon, órgão ligado ao Ministério da Justiça, mais de 2 milhões de consumidores sofreram os efeitos da ausência da prestação do serviço considerado essencial.

Com isso, a Enel São Paulo deverá prestar informações, no prazo de 24 horas, sobre a regularização do atendimento, canais à disposição dos consumidores, além de ampliar a comunicação no período maior de demanda.

A Senacon pede ainda que a Enel minimize danos, ressarça os consumidores e elabore planos de contingência diante de eventos climáticos extremos, com prazos, recursos, cronograma e pessoal necessário.

Aos consumidores que tiverem o fornecimento do serviço de energia elétrica interrompido, a Senacon orienta a entrar em contato com a concessionária e pedir informações sobre o prazo para normalização do serviço, com registro do protocolo de atendimento. Os produtos que precisam de refrigeração e foram perdidos pela ausência de energia elétrica deverão ser ressarcidos.

Quanto aos eletrodomésticos que deixaram de funcionar pela queda de energia, o consumidor deve registrar a ocorrência nos canais da concessionária, no prazo de 90 dias. Há prazos entre 10 e 15 para inspeção dos equipamentos danificados; e de 20 para providenciar o ressarcimento.

O monitoramento dos efeitos e reparo de danos será coordenado de forma integrada pelo Procon de São Paulo. E a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, deve prestar informações sobre a eficiência dos serviços prestados pela concessionária.

Também será criado Canal de Denúncias junto à Senacon para acompanhar o atendimento aos consumidores pela Enel do estado.

Segundo comunicado da Enel São Paulo, até a tarde desta segunda-feira, a energia foi restabelecida para 76% dos clientes impactado pelas fortes chuvas do último fim de semana.

Nós fizemos contato com a concessionária Enel para um posicionamento sobre a notificação da Senacon, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta reportagem.

Últimas notícias
Economia

Primeira parcela do 13º deve ser paga até hoje por empregadores

O pagamento da gratificação natalina coloca R$ 291 bilhões na economia neste ano, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Baixar arquivo
Economia

Preços na indústria sobem pelo 3º mês consecutivo

A chamada inflação de “porta de fábrica”, sem impostos e fretes, teve crescimento de 1,11% em outubro, na comparação com setembro. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (29) pelo IBGE.

Baixar arquivo
Justiça

Juíza vai ter conduta investigada após ter gritado com testemunha

O caso foi no município catarinense de Xanxerê no último dia 14, quando a juíza Kismara Brustolin, aos gritos, exigiu ser chamada de excelência pela testemunha.

Baixar arquivo
Saúde

Programa Nacional de Vacinação em escolas é aprovado em comissão

O foco principal  do programa é aumentar a cobertura vacinal dos diferentes imunizantes contemplados no Programa Nacional de Imunizações, que foi prejudicada pela pandemia da covid-19 e por notícias falsas.

Baixar arquivo
Geral

Natal decreta situação de emergência por conta das chuvas

As chuvas que atingiram Natal chegaram a 245 mm entre segunda e terça-feira, transbordando lagoas e alagando imóveis. Crateras foram abertas em ruas e avenidas, redes de drenagem foram afetadas, além da queda de árvores.

Baixar arquivo
Geral

Gonçalves Dias, ex-GSI, é indiciado pela CPI da Câmara Legislativa

O relatório da comissão da CPI dos Atos Antidemocráticos foi lido nesta quarta-feira (29) e pediu o indiciamento de mais de 130 pessoas por envolvimento nos ataques à sede da Polícia Federal e nas invasões às sedes dos Três Poderes.

Baixar arquivo