Atingidos pelo crime ambiental da Braskem protestam em Maceió-AL

Publicado em 06/12/2023 - 19:53 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís
Atualizado em 07/12/2023 - 06:07

Com faixas e cartazes, centenas de moradores protestaram nesta quarta-feira (6) contra a empresa Braskem por causa do crime ambiental provocado pela petroquímica, e que causa risco de afundar diversos bairros na capital alagoana.

Movimentos populares do campo também participaram do ato na Avenida Fernandes Lima, onde todas as faixas da pista foram ocupadas. Depois, eles seguiram para a Assembleia Legislativa, no centro da cidade. 

Odja Barros, da Igreja Batista do bairro Pinheiro, foi uma das 40 mil pessoas obrigadas a se retirarem da área de risco.

Em Brasília, o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, se reuniu nessa terça-feira com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, para tratar da situação de iminente colapso da mina nº 18. A AGU enviou uma equipe de advogados da Procuradoria-Geral da União para discutir a repactuação dos acordos firmados anteriormente com a Braskem.

O objetivo é ampliar as medidas reparatórias por causa do agravamento da situação geológica, consequente da exploração de sal-gema do subsolo. O encontro ocorreu a pedido do presidente em exercício, Geraldo Alckmin. A AGU já havia instaurado procedimento para apurar o caso e delimitar os danos a serem ressarcidos.

O governador Paulo Dantas também solicitou ajuda para atender a realocação de pacientes psiquiátricos e para os 6 mil pescadores e marisqueiras da região, que tem dificuldades para trabalhar.

De acordo com a Secretaria do Turismo de Alagoas, outros 60 mil empregos indiretos do setor estão prejudicados pela possível diminuição do fluxo turístico durante a alta temporada.

A Defesa Civil de Maceió divulgou nota na manhã desta quarta, afirmando que o afundamento acumulado em cima da mina n° 18 já é de 1,92m. Um movimento de quase 5 cm nas últimas 24 horas. 

E em nota mais recente, a Braskem apontou que a velocidade de acomodação do solo diminuiu nos últimos dias. E que também não foram registrados novos abalos sísmicos.

Edição: Paula de Castro / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Geral

Tribunal de Contas pede documentos sobre privatização da Sabesp

Documentação apresentada pelo governo estadual não contém o cumprimento das condições estabelecidas no termo que foi assinado entre a prefeitura de São Paulo e a gestão estadual.

Baixar arquivo
Segurança

Presos são transferidos de Penitenciárias Federais de Segurança Máxima

A transferência segue um rodízio periódico e tem como objetivo enfraquecer as lideranças do crime organizado. Por questões de segurança, a Secretaria Nacional de Políticas Penais não informa a localização dos presos, nem detalhes das operações

Baixar arquivo
Segurança

Mais policiais e cão farejador reforçam busca por fugitivos no RN

Uma equipe do Mato Grosso foi para Mossoró com dois agentes e um cão treinado para buscas e captura de humanos. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acre tem 19 municípios em situação de emergência por causa das cheias

O Rio Acre, na capital, chegou a 17,68 metros na noite deste domingo, o terceiro maior registro de alta, desde o início do monitoramento, em 1971. Ministros do Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente visitam regiões alagadas nesta segunda (4)

Baixar arquivo
Geral

Ponte Rio-Niterói completa 50 anos nesta segunda

A ponte foi inaugurada em 1974, erguida sobre as águas da Baía de Guanabara ajuda a compor um dos principais cartões postais da cidade. Foram 5 anos para construir a via que liga a cidade do Rio de Janeiro ao município de Niterói, além da Região dos Lagos e do litoral norte fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Natal decreta situação de emergência por causa da dengue

A Prefeitura adotou a medida, que vale por 90 dias, devido ao crescimento da doença por três semanas seguintes, o que caracteriza uma epidemia.

Baixar arquivo