Brasil tem mais de 11 mil adolescentes em restrição de liberdade

Publicado em 04/12/2023 - 22:38 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil tem no sistema socioeducativo cerca de 11.600 adolescentes em restrição ou privação de liberdade.

O levantamento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania indica redução de cerca de 45% em relação à última pesquisa, realizada em 2017, quando 24 mil adolescentes eram atendidos nas medidas de semiliberdade e internação.

Durante a abertura da semana de celebração aos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Mayara Silva, coordenadora-geral de Políticas Públicas Socioeducativas do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, detalhou o perfil desses adolescentes.

Os dados do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo mostram também que 14% desses jovens são acolhidos pelos Centros de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência ou unidades especializadas no atendimento a pessoas com transtornos decorrentes de uso de álcool e drogas. E que apenas 57% participam de alguma atividade profissional.

Dentro os atos infracionais mais atribuídos aos adolescentes, 20% das ocorrências são por roubo, 11% tráfico de drogas, 10% homicídio e 2% furto. No entanto, a metade das ocorrências não foram identificadas pelo estudo, como destaca Mayara Silva.

Os cinco estados que lideram em número de atendimentos pelo sistema socioeducativos são: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Espírito Santo.

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Geral

Pesquisa aponta que taxa de suicídio cresce 6% entre os jovens no país

O mesmo foi observado nas notificações por autolesões, que cresceram 20% ao ano, também entre os jovens, enquanto a média nacional foi 21%.

Baixar arquivo
Geral

Mais de um milhão de brasileiros não dispõem de tratamento de esgoto

Cerca de 20% da população sequer tem banheiro. Dados do IBGE apontam que o abastecimento de água também é um desafio , principalmente no Nordeste.

Baixar arquivo
Geral

PF prende três suspeitos por ajudar na fuga de detentos em Mossoró

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento escaparam do presídio em 14 de fevereiro. Eles foram os primeiros detentos a fugirem de uma penitenciária de segurança máxima no país. 

Baixar arquivo
Política

Antony Blinken afirma que foco em Gaza está na libertação dos reféns

O chefe da diplomacia americana, o secretário de Estado, Antony Blinken, falou com a imprensa após participar da primeira reunião de chanceleres do G20 sob a presidência do Brasil, realizada no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Escolas brasileiras estão banindo venda de alimentos ultraprocessados

As iniciativas tentam diminuir o consumo desses produtos no ambiente escolar e estimular a alimentação saudável das crianças. Os alimentos ultrapocessados têm altos índices de açúcar, sal, gorduras e aditivos, como corantes, aromatizantes e adoçantes. 

Baixar arquivo